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Que Kit Gás instalar - Quais diferenças?

Escrito por Gilson Maia

Índice de Artigos

Qual a diferença dos tipos de kit gás?

  • DIFERENÇAS
    • 2ª Geração - Veículos Carburados - Kit tradicional com Redutor de 3 estágios, Comutadora para troca de combustível, Variador de Avanço e Regulagem manual na mangueira de gás. O veículos carburados utilizam especificamente:
      • Eletroválvula para corte da gasolina para o carburador quando no gás.
      • Recomenda-se furar o(s) carburador(es) ao invés do Misturador onde entra o gás e reduz-se a potência principalmente pela perda na passagem,
    • 3ª Geração - Veículos Injeção Eletrônica tradicional - Kit tradicional com Redutor de 3 estágios, Comutadora para troca de combustível, Variador de Avanço e Regulagem Manual
      • Emulador de Bicos, que desliga os bicos e simula o sinal dos mesmos,
      • Simulador de Sonda Lambda que simula o sinal da mistura de combustível correta para a injeção como por exemplo no flex para cada combustível;
      • Misturador onde entra o gás e reduz-se a potência principalmente pela perda na passagem
    • 4ª Geração - Veículos Injeção Eletrônica com Sonda Lambda - Diferencia-se da 3ª geração pela inclusão do Gerenciador de Fluxo para regular automaticamente o gás através da atuação de um motor de passo na mangueira de gás, substituindo aquela regulagem manual. Economiza gás quando o Cut-Off está programado no Gerenciador e reduz um pouco o consumo nas desacelerações.
    • 5ª Geração - Veículos Injeção Eletrônica com Sonda Lambda, e que não sejam de injeção direta, utilizam:
      • Redutor de 2 estágios que libera o gás pressurizado, e com
      • Bicos Injetores que injetam o gás diretamente no coletor
      • Filtro de Gás visando proteger os bicos das impurezas do gás abastecidos em postos sem manutenção adequada,
      • Variador de Avanço na maioria dos kits deve ser instalado à parte, e não deve-se utilizar os "Variadores" que atuam no MAP ou MAF.
    • 5ª Geração p/Injeção Direta - Kit para veículos injeção eletrônica com injeção direta, utilizam:
      • O kit da Landi Renzo com mapeamento da central de injeção, mantendo um consumo em torno de 25% de gasolina/álcool
      • Já comprovado na GM Captiva, os outros dependem ainda de desenvolvimento junto com o cliente interessado.
    • 6ª Geração - Semelhante ao de 5ª geração, sendo que como os veículos tem injeção direta, o gás teria que ser injetado pelos mesmos bicos injetores da gasolina ou Álcool. Estes kits ainda não estão disponíveis, nem homologados no Brasil. Como exemplo dos carros que ainda não tem como colocar kit gás por isso, são a GM Captiva, nova GM S10, Ford Ranger, Fusion, New Fiesta, Focus, ...
  • VANTAGENS
    • 5ª geração
      • Sem perda de potência
      • Economiza 30% ou mais de gás
      • Evita regulagens constantes
      • Manutenção a longo prazo. A cada 20.000Km troca o Filtro de Gás
    • 4ª geração - Se tiver configurada corretamente
      • Polui menos que a 3ª geração
      • Economiza em torno 15% de gás em relação à 3ª geração, principalmente no trânsito
      • Evita regulagens constantes
    • 3ª geração
      • Menor custo de instalação
      • Desinstalação com menor custo e perdas
  • DESVANTAGENS
    • 6ª ou 5ª geração Injeção Direta
      • Consome aproximadamente 25% do líquido junto com ao Gás
      • Muito Mais caro
      • Desinstalação total sai caro
      • Manutenção a longo prazo
        • Troca de Bicos Injetores de 6ª geração para Gás e Líquido são mais caros.
    • 5ª geração
      • Mais caro
      • Desinstalação total sai caro
      • Manutenção a longo prazo
        • Troca de Bicos Injetores, assim como, trocariam-se os de gasolina pelo uso.
    • 3ª e 4ª geração
      • Perda de potência em torno de até 30%
      • Poucos técnicos com conhecimento adequado
      • Suscetível a falhas de velas, cabo e bobinas,
      • Podendo causar danos com estouros de coletor, filtro e mangueira de ar

Mais detalhes no artigo Qual a diferença entre 3ª, 4ª, 5ª e 6ª geração?

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