COMO RESOLVER
Falhas, Defeitos ou Inconvenientes?
Estamos ampliando as respostas e possibilidades das principais falhas, defeitos e inconvenientes podem ter suas causas identificadas de forma simples e encontrada as soluções possíveis, facilmente solucionadas. Inicialmente apresentaremos as mais comuns e fáceis.
Veja os grupos ao lado por tipo de problema:
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Indicador de Nível de GNV
- Ao inverter a chave para a posição gás (GNV), não ocorre fluxo pelo redutor.
- Falta corrente no fio azul da comutadora ou solenoide do redutor.
- Testar ligando o positivo da bateria direto na solenoide do redutor.
- Chave comutadora não apresenta a indicação dos leds.
- Fio do manômetro partido ou sensor no manômetro quebrado.
- Ligar os fios corretamente ou trocar o manômetro e/ou chicote.
- Indicador do nível de Gasolina diminui mesmo no GNV.
- Ocorre em Peugeot e Citroen com controle de combustível eletrônico.
- Utilizar o Reset de Nível de tanque Tury T72
- Os Leds da caixa comutadora, indicadoras de pressão do gás, se acendem com o cilindro vazio.
- Troca dos fios do sensor do manômetro ou falta de aterramento.
- Aterrar manômetro e comutadora no negativo da bateria diretamente.
Defeitos e Falhas
- Vazamento ou Cheiro de Gás dentro do Veiculo.
- Vazamento na ou junto a Válvula do Cilindro ou vinda do motor.
- Fechar a Válvula de Abastecimento e ver se continua, então fechar a Válvula do(s) Cilindro(s).
- Se continuar procurar oficina para corrigir 1º as válvulas, roscas e conexões, depois a camisinha.
- Congelamento da tubulação e/ou redutor de pressão.
- Falta de aquecimento no redutor. Circulação de água e/ou resistência.
- Marcha Lenta irregular logo depois de rodar em grande velocidade ou distâncias prolongadas.
- Veículo na gasolina ou álcool demora a dar partida e fica rateando na marcha lenta.
- Bomba de combustível ou regulador de pressão com deficiência.
- Verificar funcionamento e pressão da bomba ou retorno e válvula de retenção.
- O motor está afogado (veículos injetados) . Com ou sem mal cheiro.
- Sem emulador de sonda ou incorreto ou desregulado para o veículo.
- Simulador Tury T68 para Flex ou verificar a regulagem dos outros.
- Excesso de gás ou mistura do combustível líquido com o GNV.
- Testar Emulador de Bicos desconectando cada/todos bicos quando no GNV.
- Sem emulador de sonda ou incorreto ou desregulado para o veículo.
- Motor está afogado (veículos carburados).
- Eletro-válvula não está cortando o combustível líquido.
- Verificar as ligações da eletro-válvula e fechá-la manualmente para confirmar.
- Consumo excessivo de GNV.
- Desregulado ou Vazamento de GNV.
- Regular no parafuso manual na mangueira do GNV.
- Verificar vazamentos nas válvulas, conexões e no redutor.
- Lâmpada de indicação de anomalias se acende no painel.
- Erro de Sonda Lambda.
- Emulador de Sonda incorreto, mal instalado ou programado erroneamente.
- Erro de Bico(s)
- Verificar se um dos bicos não está ligado quando na gasolina/álcool.
- Erro de Sonda Lambda.
Desempenho e Perdas
- Falta em alta rotação ou com o veículo em movimento.
- Filtro de Ar sujo ou obstruído.
- Limpar ou trocar filtros a cada 5.000Km
- Regulagem de alta na mangueira muito fechada.
- Regular o ideal em torno de 4000 a 5000rpm constantes qual o melhor rendimento
- Redutor com pouca vazão para o consumo.
- Verificar se o redutor é para a potência do veículo ou se tem óleo dentro advindo dos postos no abastecimento.
- Misturador que reduz a passagem de ar em excesso.
- Os misturadores comuns reduzem aproximadamente 1/3 (33%) da passagem.
Se for mais do isto é inadequado. Os melhores são por volta de 20%.
- Os misturadores comuns reduzem aproximadamente 1/3 (33%) da passagem.
- Ponto de Ignição atrasado.
- Variador de Avanço faltando, inadequado, desligado ou não específico para o veículo.
- Válvulas apertadas em excesso estrangulando a passagem.
- Verificar se a capacidade de abastecimento também reduziu e trocar geralmente a última vávula que foi trocada, ou que tenha sofrido manutenção. Ou comece trocando a de cilindro(s).
- Filtro de Ar sujo ou obstruído.
- Perda de potência em Geral.
- Verificar os itens anteriores de falta em alta rotação.
- Erro na central de injeção.
- Emulador de Sonda errado, faltando, mal conectado, desprogramado ou em curto geralmente por ter cortados os fios, queimado junto a descarga ou casados por outra ligação incorreta.
- Ponto de ignição incorreto.
- Variador de Avanço com grau menor do que o correto do veículo, ou faltando, inadequado, desligado, não específico para o veículo.
- Motor rateia, marcha lenta irregular, pouca potência, não responde as exigências de aceleração.
- Verificar os itens anteriores.
- Corpo de Borboleta ou Motor de Passo da Injeção com defeito ou desregulados.
- Limpar a sujeira em ambos, testar o funcionamento e corrigir passagens de ar irregulares.
- Redutor desregulado, com vazamento ou com óleo.
- Regular o Redutor ou Limpar o Redutor e Cilindro do óleo de abastecimento de postos sem manutenção.
Veículo c/GNV Não Liga
- Pela manhã ou depois de parado por muito tempo.
- Falta ou Excesso de GNV ao dar partida.
- Se ligar direto no gás cuidado para não afogar com a chave muito tempo ligada.
- Se afogar tente manter o pé no acelerador no fundo para permitir uma entrada de ar maior ao dar a partida.
- No combustível original (gasolina ou álcool).
- Sem gasolina/álcool, regulador de pressão vazando ou entupida a passagem de combustível.
- Bomba de combustível com defeito. (Não deixar o nível do tanque a menos de 1/4.
- Defeito ou falta de corrente no emulador de bicos não liberou a corrente para os bicos.
- Ocorrência de estouro próximo ao filtro de ar.
- Chamado de Backfire geralmente causado por falha no sistema de ignição.
- Verificar Velas:
- Resistivas (Recomendamos NGK)
- Abertura deve ser regulada menor que a Gasolina/Álcool
- Medir a resistência das velas se estão adequadas
- A diferença entre as velas não deve exceder 10%
- Verificar Cabos
- Resistivos, sem estarem partidos ou com fugas de corrente.
- Verificar Bobina de Ignição
- Verificar o funcionamento e se não tem fugas de corrente.
- Verificar Velas:
- Estouros causados por excesso de gás também não ocorreriam se a ignição também não estivesse enviando a fagulha no ponto errado. Verificar também o ponto, correia dentada, pois até para Gasolina/Álcool o ponto já poderia estar errado.
- Chamado de Backfire geralmente causado por falha no sistema de ignição.
Veículo c/GNV Não Liga
- Não estabiliza funcionando no gás (GNV).
- Desregulado ou insuficiência do GNV na lenta.
- Verificar Filtro de Ar, Velas, Sujeira no Redutor, funcionamento do Variador de Avanço, ...
- Morre ou irregular nas desacelerações bruscas ou
- Regulagem de lenta incorreta. (Regule a alta primeiramente!)
- Entrada de Ar em excesso pela entrada do filtro.
- Não desenvolve de imediato nas acelerações.
- Redutor com pouca vazão ou falta de GNV.
- Ponto atrasado e/ou sem Variador de Avanço funcionando corretamente.
- Ligações de Eletrônicos no Corpo de Borboleta ou Acelerador Eletrônico incorretas.
- Irregular na lenta, mas desenvolve satisfatoriamente em rotações mais altas.
- Regulagem de lenta incorreta. Regule a alta primeiramente, pois estar em excesso.
- Falta de Ar suficiente. Verificar filtro e entradas de ar falsas.
- Misturador incorreto para o veículo.
Mudança de Combustível
- Gasta Gasolina/Álcool junto com GNV.
- Mistura de combustíveis ao reverter a chave comutadora para gás (GNV).
- Não muda ou mantém a posição no gás (GNV).
- Não liga no GNV ou volta para a gasolina ou álcool.
- Dificuldade para mudar para o GNV.
- Fio do sensor de rotação da chave(marrom) mal conectado à bobina ou pouco enrolado.
- Veja mais detalhes em Troca para GNV difícil.
- Não liga o Redutor.
- Ao inverter a chave para a posição gás (GNV), não ocorre fluxo pelo redutor.
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