Cuidados Gerais no GNV:
Cada vez mais nos preocupa a qualidade das instalações de GNV, pois o consumidor como leigo procura preço, e com isso a qualidade tende a cair.
As instaladoras utilizam até pessoas sem conhecimento algum, ou ajudantes sem conhecimento básico de mecânica necessário, até mesmo de ler os manuais e especificações de cada veículo.
Coloca-se peças sem saber para que servem e como funcionam. E o pior é quando dizem que instalam e só ligam os fios para acender ou apagar as luzinhas indicadoras que pareçam estar funcionando.
O INMETRO criou uma Cartilha, mas nós resolvemos recomendar alguns cuidados a mais, pois as normas do INMETRO procuram a SEGURANÇA como prioridade e nós sempre prezamos pela qualidade.
Você pode estar seguro, mas ficar a pé por falta de qualidade na instalação e até por falta de orientação por parte de quem modificou o seu veículo e nem sabe como resolver os problemas que podem ocorrer.
- Procure mecânicos com grande conhecimentos em GNV, Injeção Eletrônica ou Carburação se for o caso;
- Consulte Taxistas e Amigos onde encontram serviços realmente bons;
- Não deixe que o sistema tenha entradas de ar que não seja as previstas;
- O Variador de Avanço não é obrigatório por lei, mas corrige o ponto do veículo, melhorando o desempenho, economizando GNV e evitando falhas.
- O Simulador de Sonda também não é obrigatório, mas quando o carro anda mal ou acende uma luzinha no painel, lembra-se dele que tem funções importantes.
- O sistema de ignição deve estar perfeito.
- Velas reguladas (abertura) para GNV,
- Cabos Resistivos sem fugas/perdas,
- Bobina(s) sem falhas com a amperagem correta.
- Módulo de Ignição com conexões e fios protegidos e bem conectados,
- Módulo de Injeção sem erros.
- Alguns veículos por segurança devem instalar válvula(s) de alívio para que eventuais refluxos de Back-Fire causem danos maiores.
Outros artigos relacionados a este assunto:
- Emulador de Sonda Lambda
- Misturador ou Mesclador do GNV
- Variador de Avanço
- Diferenças de 3ª, 4ª e 5ª geração