Manuais GNV - TRÓIA Gás

Dicas de Instalação

Escrito por Gilson Maia

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Índice de Artigos

DICAS GNV

O que e como melhorar.

A maioria das dicas são para veículos injeção eletrônica com kit de 3ª ou 4ª geração. Mas várias atendem a veículos carburados e veículos com injeção de GNV, ou seja, 5ª geração.

Assuntos como Consumo, Desempenho, Regulagem, Emulador de Sonda, Variador de Avanço e outros serão abordados.


Desempenho

Melhorando o desempenho e consumo também beneficiado, pois o motor trabalha com menor esforço e o motorista precisa acelerar menos.

  • Para melhorar desempenho e consumo:
    • O misturador deve ficar o mais próximo do TBI e após o retorno do suspiro de óleo do motor.
    • O regulador de volume de gás, ou de alta rotação deve ficar o mais próximo do misturador.
    • A mangueira de gás do redutor ao misturador deve ter o menor trajeto possível e de preferência em linha reta.

Regulagem

Uma boa regulagem evita o desperdício do excesso, polui menos e ainda ajuda ao melhor desempenho no geral.

  • Para melhorar a regulagem:
    • A regulagem da alta rotação deve ser realizada por volta de 5000 rpm, feche um pouco e vá aumentando até atingir a maior rotação e evitar abrir em excesso.
    • Evitar entradas de ar falsas, pois desequilibram principalmente a lenta.
    • Regular a lenta no Redutor com veículo quente e Ar Condicionado e/ou Eletro-ventilador ligados, que são as maiores cargas na marcha lenta.
    • Verificar se ao pisar no freio está desequilibrando a lenta. Caso afirmativo verifique servo-freio, motor de passo e corpo de borboleta.

Funcionamento

Para melhorar o funcionamento do sistema de GNV alguns cuidados em componentes e respectivas colocações são essenciais ou no mínimo melhoram ou evitam que mais problemas ocorram:

Principais itens a verificar:

  • Velas de Ignição:
    • Verifique a cada 5.000Km. Estes são um dos raros itens que desgastam mais no GNV.
    • Prefira a marca NGK e do tipo resistiva,
    • Regule as aberturas para um pouco menos que a recomendação de fábrica pára gasolina, álcool ou flex.
    • Compare o valor da resistência do jogo de velas. A diferença entre os valores não deve exceder a 10%, da menor para a maior, e troque a mais discrepante.
  • Filtro de Ar:
    • Verifique a cada 2.000Km, parece exagero, mas o GÁS precisa de muito mais ar,
    • Não utilize filtros esportivos se não estiver em competição, pois causa mais riscos de danos ao motor,
    • Limpe o filtro com jato de ar sem umidade regularmente e troque o filtro com mais frequência
  • Cabos de Velas e Bobinas:
    • Verificar a cada 5.000Km a condutividade e se não há fugas/perdas.

Emulador de Sonda

Com o simulador de sonda correto, o ponto do carro não será retardado pela injeção, não prejudicando desempenho e consumo também.

  • O Emulador de Sonda correto e que atende a todos veículos Flex é o TURY T67plus
  • Consulte a tabela de aplicações da TURY.para identificar qual(is) Simuladores de Sonda para seu carro e verifique qual o parâmetro correto para ele, como A, T, P, P1, P2, ...
  • Caso seu veículo seja Flex e possibilite a instalação do T63 para Álcool ou T65 para Gasolina, verifique qual o parâmetro para o emulador de sonda. E depois no manual do T53 por exemplo qual a posição dos switches para este parâmetro determinado. Lembre-se que o emulador de T53 é o mesmo do T63.
  • Caso o veículo seja somente Álcool ou somente Gasolina o emulador geralmente é este mesmo.
  • Veja mais nos artigos:

Variador de Avanço

O Variador automático de avanço acerta o ponto no GNV alguns graus acima do álcool e mais ainda da gasolina. Pois caso o ponto do carro esteja atrasado pela injeção e/ou distribuidor, prejudica o desempenho, consumo e a durabilidade do motor, principalmente do cabeçote.

  • Os melhores variadores são os ligados nos Sensores de Rotação ou Bobina(s).
  • Consulte a tabela de aplicações da TURY.para identificar qual(is) Variadores de Avanço servem para seu carro e verifique quantos graus a regulagem adicional de avanço.
  • O variador T38plus e o T40plus atuam no MAP ou MAF e portanto não atingem o rendimento total e mais correto. Foi criado para veículos que não tem o específico na bobina ou sensor de rotação.
  • Veja mais no artigo: Variador de Avanço

Montagem

Alumas dicas simples:

MECÂNICA

  1. Na montagem de válvula de cilindro NÃO usar fita teflon ao colocar válvulas de cilindro ao contrário do Manual da ITA;
  2. A distância da mangueira de gás que vai do redutor até o misturador nas gerações 3 e 4 deve ser a menor póssivel.
  3. O Misturador deve ficar o mais próximo do TBI(Corpo de Borboleta), preferencialmente que não tenha um bico atrapalhando a passagem da mistura.
  4. O Bico do misturador se for reto e com maior diâmetro causa menos perdas.
  5. A mangueira de gás quanto menos curvas e menos acentuadas melhor também.
  6. A Regulagem ou Motor de Passo o quanto mais próximo do Misturador, melhor a resposta.

ELÉTRICA

  1. Afastar eletrônicos de partes quentes, mantê-los mais altos e protegidos da água;
  2. Cuidado com partes elétricas próximas como bateria e bobina(s);
  3. Os furos em latarias devem ser protegidos de ferrugem e preferencialmente feitos com brocas e não com marretas;
  4. Conexões elétricas preferencialmente com soldas e/ou terminais com capas;
  5. Aterramento preferencialmente no negativo da bateria;

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