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Redutor Préssor

Escrito por Gilson Maia

Redutor PréssorComo instalar um Redutor de Pressão Préssor.

Estes tutoriais de instalação são simplificados visando auxiliar na rotina do técnico com conhecimento prévio de conexões de alta pressão e mínimo de elétrica.

  • Ele reduz a pressão de até 220bar do cilindro de GNV até 1 bar que é a pressão para trabalho com um motor aspirado.
  • É acionado eletricamente pelo fio azul da chave comutadora que libera 12V até o positivo da bobina do redutor.
  • Um fio preto é conectado no negativo da bobina e preferencialmente conectado ao negativo da bateria ou outro aterramento que tenha a melhor conectividade.
  • Conectado à válvula de abastecimento interna do caput do veículo, tomando-se os cuidados de afastamento de componentes elétricos conforme a norma do INMETRO, assim como, o cuidado com outros componentes próximos à válvula de abastecimento tradicional obrigatória, pois é onde tem o sistema de fechamento emergencial ou de manutenção.

Posição do redutor no veículoFixação

  • Fixar o Redutor com a 3ª etapa do redutor no sentido longitudinal do carro, através da traseira do redutor, geralmente pela barra de fixação fornecida junto com o redutor, conforme imagem ao lado. (Clique para ampliar).
  • Fixar na lataria do veículo o redutor através de suporte de aço fornecido com o redutor. Caso não utilize algum ponto de apoio existente do veículo, após fazer o furo de fixação na lataria, proteger o metal furado/cortado contra ferrugem. Fixar o redutor bem apertado apertando com porca auto-travante contra a lataria também até ficar bem firme.

Conexão

  • Verifique o caminho do tubo de alta do cilindro até a válvula de abastecimento e ainda deixe uma sobra de uns 15cm para fazer uma volta de 5cm de diametro aproximadamente para movimentação e/ou manutenção do tubo.
  • Primeiro conectar pedaço do tubo de alta na válvula de abastecimento até onde ficará o redutor e não esqueça de deixar uma volta de folga. Utilizar um niple para pressionar uma anilha que fará a vedação em alta pressão. Não necessita de fita teflon!
  • Depois de conectar o tubo de alta com um niple para vedar com uma anilha no redutor e na válvula de abastecimento, deve-se verificar vazamentos antes de colocar o veículo em uso.
  • Regular a alta rotação do veículo no caso de 3ª geração por volta 4500 a 5000 rpm. Através da máxima rotação que atingir com a mesma aceleração. Verifique no emulador de sonda nos veículos injeção se a mistura está correta. (Led Amarelo é a mistura correta, Verde e Vermelho, ou seja, excesso ou falta no máximo devem oscilar com a amarelo).
  • Regular a marcha lenta com o veículo aquecido e de preferência com carga, ou seja, com ar condicionado, eletro ventilador, pois quando estes são ligados a rotação costuma cair.

Clique nas imagens para amplia-las.

Este artigo ainda será revisado para ficar mais preciso conforme a norma e nosso Manual do Instalador.

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