Manual de Usuário

Manual Usuário Grátis

Escrito por Gilson Maia

MANUAL DE USUÁRIO ONLINE

Versão Grátis: 13/06/2013

Este manual compreende veículos instalados com kit GNV para veículos carburados ou injeção eletrônica de combustível líquido, principalmente para kit de 3ª geração principalmente, de 4ª geração no geral e cuidados e manutenção do veículo para 5ª geração. (Veja a diferença entre os kits)

ÍNDICE ANALÍTICO

Marcas, Prazos e Valores em geral são meros exemplos, verifique no manual de seu produto, ou com o fabricante, ou com o prestador de serviços os valores corretos.

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O combustível do futuro que você usa hoje

Ao instalar um equipamento de Gás Natural Veicular "GNV " você escolheu o combustível mais moderno que existe para propulsão de veículos. O GNV e um combustível composto fundamentalmente por gás metano e sua utilização dará a você e sua comunidade excelentes vantagens.

Este combustível, ao contrario do que ocorre com outros combustíveis, não contem chumbo, desnecessário em função da sua alta octanagem (120-130) Ao ser mais completa a combustão, os efeitos poluentes dos gases do escapamento são reduzidos em ate 80%. Estes gases são também menos abrasivos, aumentando a durabilidade do sistema, acrescentando as seguintes vantagens:

      1. Mantém limpas as velas aumentando sua vida útil.
      2. Não suja o sistema de lubrificação do motor duplicando o intervalo entre as trocas de óleo e filtro.
      3. Melhora a lubrificação porque os cilindros não são lavados com o excesso de gasolina, o que elimina o desgaste precoce do motor.

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No mundo moderno estamos avançando permanentemente nos aspetos ligados a segurança em casos de acidentes automobilísticos. Com GNV você contribui desde hoje para esta segurança.

Nos veículos a gasolina, o combustível é transportado em tanques de chapa de ferro de absoluta fragilidade contra impactos, e ainda levam dentro vapores de combustível líquido e oxigênio. Uma mistura altamente explosiva. Esses tanques devem ter um tubo de respiro que deixa livre a entrada de ar ao mesmo que o motor vai consumindo combustível. No seu carro, a partir de hoje você armazena o Gás natural em um tanque, ou cilindro, construído em aço sem solda de 6 a 8 mm. de espessura. Isso literalmente o converte em um dos componentes mais resistentes do seu automóvel.

O GNV se armazena sob pressão permanente e por isso impossível que se mescle com oxigênio por entrada de ar nos cilindros. A tubulação de alimentação é dimensionada para altas pressões e por isso são mais resistentes que para os sistemas de combustíveis líquidos. Mas se mesmo assim houver algum vazamento ou ruptura, em vez de se espalhar perigosamente embaixo do carro, por ser mais leve que o ar, o gás se dissipa rapidamente na atmosfera. Estas são somente algumas das vantagens do seu equipamento de GNV com relação a poluição e segurança. Também mencionamos a economia de manutenção do veículo, mas o que provavelmente o ajudou a optar pela instalação do GNV em seu carro, foi a economia diária. Neste ponto e onde você poderá sentir de forma imediata a grande diferença. Cada metro cúbico de GNV rende em torno de 12% a mais que um litro de gasolina e ainda mais que o álcool, e ainda com a diferença de preço a sua economia gira em torno de 70%.

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SEGURANÇA

Acidentes

Em caso de acidentes, verifique rapidamente possíveis vazamentos de GNV e feche rapidamente o registro de corte geral. Em acidentes com incêndio, faça o seguinte:

      1. Desligue o motor, tente fechar o registro geral.
      2. Ataque o fogo com o extintor de incêndios do seu carro dirigindo o jato para a base do fogo.
      3. Já com o fogo dominado, verifique se a temperatura do cilindro está alta. Neste caso, reduza a temperatura com água em abundância.
      4. Em todas as situações, procure retirar o veículo de via publica e avisar as autoridades

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Advertências

      No momento de fazer alguma reparação no seu veículo, feche a válvula de corte, principalmente no caso de fazer algum tipo de solda.
      Não modifique ou repare as válvulas de abastecimento e de cilindro. Caso ocorra vazamento em qualquer das válvulas recomenda-se trocá-la.

É possível mudar o equipamento de GNV de um veículo para outro, mas deverá ser feito somente por uma oficina instaladora "credenciada pelo INMETRO" e o veículo deverá obter uma nova homologação após a retirada. Toda a tubulação e as conexões utilizadas são de fabricação especial e aprovadas pelo INMETRO. Jamais utilize componentes de procedência duvidosa ou que não estejam devidamente regulamentados.

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Serviço e Garantia

O fabricante dá garantia para o redutor contra falhas e defeitos de fabricação por ano(s) sem limite de quilometragem. Não efetue nenhuma mudança ou troca nos elementos do sistema. Para isso recorra a uma Oficina Autorizada.

Marca/FabricanteRedutorKit
TURY/EMER/STAG1 Ano1 Ano
LANDI RENZO 1 Ano 1 Ano

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IMPORTANTE

Todo veículo equipado para uso de GNV deve ser homologado pela Oficina credenciada pelo INMETRO e circular com o Certificado de Segurança Veicular(CSV), com todos os dados do veículo, proprietário e número de série do redutor e cilindro de GNV. Este documento deverá ser renovado anualmente na sua oficina credenciada.

Como usar um veículo com GNV

Abastecimento de GNV

O abastecimento dos cilindros deverá somente ser feita em Postos autorizados. Respeite as normas de segurança indicadas no local.

Ligando o Motor 3ª e 4ª geração

      1. Partida do Motor
        • Chave Automática - Veículo Injeção Eletrônica
          • Comprove que a chave do comando esteja na posição GNV e ligada.
          • Gire o contato, evitando pisar no acelerador.
        • Chave Manual
          • Comprove que a chave do comando esteja na posição GNV e ligada.
          • Gire o contato, evitando pisar no acelerador no veículo com injeção eletrônica.
      2. Se o motor não pegar, mude a chave para Gasolina/Álcool e repita a operação anterior pressionando levemente o acelerador no caso do veículo carburado.
      3. A chave de comando funciona com um dispositivo de segurança que corta o fluxo de GNV no caso do motor não conseguir funcionar.

Ligando na 5ª geração

O recomendado é que deve-se mudar para o gás somente após o motor já ter alcançado a temperatura ideal de funcionamento da Sonda Lambda para que a central do gás tenha maior eficiência no gerenciamento do gás.

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Mudar de GNV para Gasolina/Álcool

      1. A mudança deve ser feita com o motor funcionando aproximadamente a 1.500 RPM.
      2. Aperte o botão de gasolina/álcool da chave de comando e aguarde aproximadamente 6 segundos para o corra a mudança de combustível.

Mudar de Gasolina/Álcool Carburado para GNV

      1. Sempre com o motor funcionando a aproximadamente 1.500 RPM constantes, pressione o botão da chave de comando na posição "neutro".
      2. Quando o motor estivar a ponto de parar por falta de combustível, pressione o botão ate a posição GNV, acelere levemente e o motor estar funcionando a GNV.
      3. Se o botão GNV for pressionando antes do tempo o motor se afogara pois estará trabalhando com os dois combustíveis ao mesmo tempo. Neste caso:
        1. Desligue o motor, pressione novamente o botão na posição neutro: ligue novamente o motor (pisando no acelerador ate a metade sem bombear até que se esgotem os dois combustíveis).
        2. Somente então pressione novamente o botão GNV e o funcionamento do motor se normalizará a gás.

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Mudar de Gasolina/Álcool Injeção Eletrônica para GNV

      1. Com o botão GNV acionado, ligue o motor e acelere suavemente até 1.500 RPM.
        • Chave Manual: Mude a chave de gasolina/álcool para GNV.
        • Chave Automática: O motor funcionará a gás sem a necessidade de nenhum outro comando.
      2. Para voltar a usar gasolina/álcool simplesmente pressione o botão para gasolina/álcool, também a uma rotação mínima de 1.500 RPM e a mudança será feita instantaneamente.
      3. Para manter o motor funcionando sempre com gasolina / álcool deixe ao botão nesta posição.
      4. Lembre-se sempre de manter ao menos 10 litros de gasolina / álcool no tanque.

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INTERRUPTOR / CHAVE DE COMANDO

0 Redutor de GNV é o encarregado de alimentar o motor por meio de suas três etapas de redução da pressão acumulada no cilindro de gás.

Este redutor e produzido sob normas de qualidade "ISO 9002", assegurando o funcionamento perfeito ao proporcionar gás para todos os níveis de exigência do motor.

O desenvolvimento e qualidade conseguida neste produto são o fruto de 30 anos de experiência de conseguindo um Legítimo produto Italiano importado.

CONSELHOS ÚTEIS

      1. Após os primeiros 500/1000 Km. de uso a regulagem e a carburação do sistema devem ser checadas em uma oficina de instalação Autorizada. Saiba que uma regulagem ruim dificulta a condução e o rendimento do veículo.
      2. O arranque a frio do motor pode ser feito a gasolina/álcool ou a GNV sem inconvenientes desde que o motor e a ignição estejam em bom estado. E recomendável que a cada 1.000 km. Aproximadamente se ponha o motor para funcionar a gasolina/álcool para a verificação da integridade dos sistemas de carburação de combustível líquido. Sempre tenha uma reserva em torno de 10 litros de gasolina/álcool (principalmente nos carros com bomba elétrica de combustível).
      3. Para reduzir a frequência de abastecimento, recomendamos a você que utilize o marcador de quilometragem e a chave de controle indicadora, para abastecer com o cilindro o mais vazio possível. Você deverá lembrar-se sempre da autonomia de acordo com a sua forma de dirigir. Leve em consideração que os postos de GNV variam em sua pressão em + ou - 5% e isso afeta diretamente a autonomia obtida.
      4. Ao ligar o motor já aquecido, não e necessário usar o afogador.
      5. Em veículos com carburador, sempre que possível, realize as mudança de combustível em zonas de pouco tráfego. Isso se faz de forma mais suave utilizando a inércia do veículo. Pratique se for necessário no princípio, com o carro estacionado. Na mudança de gasolina/álcool para GNV, certifique-se que o carburador esteja completamente vazio bombeando o acelerador algumas vezes, para simplificar o processo. No caso de dúvidas consulte com sua oficina autorizada.
      6. Antes de viajar verifique o vencimento da Homologação do seu equipamento de gás e o vencimento do reteste dos seus cilindros tanque. Faça uma checagem do estado geral das mangueiras de aquecimento e do sistema de refrigeração do motor. Lembre-se que o filtro de ar deve se substituído a cada 3.000 a 7.000 km. (dependendo da região por onde trafegue o automóvel).
      7. Não deixe que mãos inexperientes alterem a instalação ou regulagem do seu equipamento de gás. Por qualquer inconveniente, não hesite em recorrer a um concessionário Oficial GNC.
      8. Recomendamos que, no caso de qualquer colisão, acidente modificação, ou reparo importante, se Faça uma revisão do sistema de gás em um concessionário oficial GNV , mesmo quando a Homologação não estiver vencida e o automóvel funcione aparentemente bem.
      9. Em motores com carburador, no caso de uma falha eventual da instalação elétrica, e quando o motor não receba nem gás nem gasolina/álcool . Você poderá funcionar o motor a gasolina/álcool com o sistema original (sempre que este sistema esteja em bom estado e com combustível no tanque) abrindo a eletroválvula de gasolina/álcool manualmente(figura 3),
        1. Girar ¼ de volta da borboleta de abertura manual da eletroválvula na direção A,
        2. Ponha a chave de comando em gasolina/álcool,
        3. Ligue o motor e dirija-se ao concessionário GNV mais próximo.

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ESQUEMA - GÁS NATURAL VEICULAR

Esquema GNV
O equipamento para o GNV é composto por:

      1. Redutor de Pressão
      2. Manômetro com Sensor de Abastecimento
      3. Misturador/Mesclador Gás/Ar
      4. Chave de Comando Elétrico
      5. Cilindro e Suporte
      6. Tubulação de Alta Pressão
      7. Variador de Avanço/Ponto(Opcional)
      8. Válvula de Abastecimento(Carga)
      9. Válvula de Cilindro

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FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO

A figura acima representa esquematicamente um equipamento para GNV, instalado em um carro injeção eletrônica, e ainda assim tema possibilidade de funcionar a gasolina/álcool.

A escolha do combustível (Gasolina/álcool ou GNV), é feita através do interruptor/Chave de comando.

Esta escolha pode ser feita com o veículo em movimento.

O Regulador ou Redutor de Pressão deve ser conectado ao circuito de refrigeração do motor (arrefecimento), pela tubulação de água, para que possa receber o calor necessário.

Mesclador

Misturador de Alumínio
Venturi para Mesclar Ar x GNV

Usado até a 4ª geração é o ponto de maior perda de potência.

  • Metálico para não dilatar com a temperatura;
  • Duas entradas ao invés de uma para maior admissão;
  • Ângulos calculados para melhor admissão;
  • Venturi com entrada distribuída por vários furos;
Eletro-VálvulaELETRO-VÁLVULA

A figura 3, ao lado, representa uma eletroválvula, que é utilizada em veículos carburados (até a 2ª geração), para o corte de combustível líquido, quando a chave de comando(interruptora) está na posição central(neutra) ou na posição gás.

Caso não funcione eletricamente pode ser aberta através da alavanca manual na posição A.

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CERTIFICADO DE GARANTIA

SEM LIMITE DE QUILOMETRAGEM
Descrição/MarcasTURY
Emer
STAG
Landi Renzo
Redutor1 ANO1 ANO
Kit / Elétrica1 ANO1 ANO
Instalação1 Ano = Oficinas
Regulagem

90 dias = 2ª, 3ª e 4ª geração
1 ano = 5ª e 6ª geração

Roma SA
52 Anos de Qualidade Garantida

ABNT
NBR 11353-1

INMETRO
RTQ-33
, RTQ-37 e DIN-QP 125

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REVISÕES PERIÓDICAS

    • As manutenções do veículo permanecem conforme o que os fabricantes recomendam;
    • Verificações Periódicas Importantes:
      • Cada 5.000 km
        • Filtro de Ar - Limpar
        • Velas de Ignição - Verificar desgaste e abertura
        • Regulagem de Ponto, Compressão,..
        • Dreno de Óleo do Redutor e Regulagens periódicas
      • Cada 10.000 km
        • Filtro de Ar - Limpar/Trocar
      • Cada 20.000 km
        • Velas de Ignição - Regular/Trocar até 4ª geração
        • Trocar Filtro GNV 5ª e 6ª geração
      • Demais itens: respeitar as recomendações do fabricante do veículo.
        • Óleo do Motor tem maior durabilidade com GNV
        • Descarbonização do Motor com GNV é desnecessária
    • Cada Ano
      • Revisão do Sistema
      • Emissão do CSV(Certificado de Segurança Veicular) INMETRO;
      • Regulagem do Veículo no Gás;
      • Verificação de Vazamento(s);
      • Verificação da Tubulação de Alta Pressão;
      • Verificação das Mangueiras de Baixa;
      • Verificação de Válvulas e Manômetro;
      • Verificação de Chave Comutadora, Eletro-Válvula e Relês
    • Cada 3 Anos
      • Substituição das mangueiras e da tubulação de Alta Pressão
    • Cada 5 Anos
      • Reteste de Cilindro

    RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

      • Não alterar, regular ou substituir peças do kit sem autorização de um revendedor Autorizado do Fabricante e de acordo com as normas da ABNT e INMETRO;
      • Manter o veículo nas condições de uso e manutenção recomendadas pelo fabricante do veículo;

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      REDUTOR

      Marca / Modelo


      Número de Série


      CILINDRO

      Marca / Modelo


      Número de Série


      INSTALAÇÃO

      Data da Instalação


      Visto do Gerente


      DE ACORDO CLIENTE

      Ciente e de acordo com as condições de Garantia e Manutenção

      Nome Completo


      Assinatura


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