Mitos, Verdades e ...

GNV Mitos e Verdades

Escrito por Gilson Maia

Índice de Artigos

DicasO que é Certo, Errado ou Crendice sobre o GNV?

Dúvidas mais frequentes, mitos, verdades e mentiras sobre o que popularmente se fala e o que realmente é correto.

Mentira: Carro 1.x ou mais não precisa de Variador de Avanço.
Verdade: Todo carro a gás precisa de Variador de Avanço pois o ponto do Gás deve ser no mínimo 9º a mais. Sem variador o carro perderá potência no gás, aquecerá mais o motor e desgastará mais o cabeçote.

A melhor forma de esclarecer dúvidas é procurar informar-se, principalmente num mercado em que a maioria aprendeu com a curiosidade ou palpite alheio sem base técnica.


Verdades:

  • Segurança é Maior. VANTAGEM
    • A combustão ao ar livre é menor;
    • A Gasolina ou Álcool entram em combustão mais facilmente;
    • O INMETRO regula todo o sistema com normas mais rígidas;
  • Economia Maior; VANTAGEM
    • Rende 30% mais que a gasolina e 50% mais que o Álcool.
  • Polui Menos; VANTAGEM
    • Emissão de todos os gases é menor que a Gasolina e o Álcool
  • Autonomia Maior; VANTAGEM
    • Com o cilindro de GNV é mais um combustível e maior distância com os combustíveis disponíveis.
  • IPVA fica mais barato; VANTAGEM
    • Nos estados que tem desconto para GNV
  • Manutenção com despesa Menor; VANTAGEM
    • Suja menos o motor internamente, não junta carbonização e aumenta a durabilidade do óleo
  • Durabilidade do Motor Maior; VANTAGEM
    • Menor desgaste dos componentes internos, a exceção do cabeçote se deixar de usar o combustível líquido.
  • Veículo fica mais pesado; DESVANTAGEM
    • O peso principal significativo é o(s) do(s) cilindro.

Mentiras:

  • É Menos Seguro.
    • Ao contrário, pois é menos combustível ao ar livre;
    • As normas são mais rígidas por se tratar de alteração no veículo.
  • Tem Menor Autonomia. DESVANTAGEM
    • A autonomia já aumenta só pelo fato de ter mais um combustível disponível com mais um reservatório. O cilindro do GNV isoladamente tem menor autonomia que o do Álcool ou Gasolina.
  • Veículo com GNV pega mais fogo.
    • O combustível líquido é que geralmente causa incêndio pois cai sobre as partes quentes e entra em combustão, quando o GNV dissipa-se no ar.
  • O Álcool sai mais Barato.
    • O preço do litro do álcool mesmo que fosse a metade do metro cúbico do GNV ainda gastaria mais em dinheiro devido ao maior consumo por litro.
  • Estraga o Cabeçote. DESVANTAGEM
    • Somente se não for utilizado variador de avanço e não utilizar mais o combustível líquido regularmente.
  • Veículo Automático não pode utilizar GNV.
  • Veículo a Gás com a mesma potência da Gasolina.
    • Até a 4ª geração em ambos combustíveis o veículo perde potência por causa da perda de volume que ocorre na obstrução do Misturador.
    • E mesmo na 5ª geração que não perde por causa do Misturador que não tem, a diferença do projeto do motor para gasolina ou álcool não faz com que tenha o total desempenho no gás, que se bem instalado e configurado, perderá no máximo 5% em  relação à gasolina.
    • Carro somente à Gás como o Golf na Alemanha com 3 cilindros e Turbo, tem mais potência que o mesmo veículo à Gasolina, pois o gás possui mais poder de combustão no motor.
  • Pode usar o botijão de Gás de cozinha;
    • Não por motivo de segurança! O gás de cozinha (GLP) é bem diferente e baixa pressão e portanto o reservatório não aguenta a pressão do posto.
  • Posso desligar a bomba de combustível líquido.
    • Não por motivo de segurança! O combustível líquido deve estar pressurizado e rodando caso necessite trocar do gás para gasolina ou álcool, pois no caso de falha pode causar acidentes. E os fabricantes não colocam sistemas de corte de combustível a não ser em caso de acidentes (como ficar de cabeça para baixo). Colocar algum sistema de corte pode falhar inesperadamente. Nem alarmes devem cortar combustível!

Variável:

Dependendo do veiculo e da instalação estes são itens que podem sofrer variações:
  • Menor ou Maior Desempenho
    • Com o sistema de Injeção de GNV positiva (5ª geração) o veículo pode até ganha em desempenho.
    • Com sistemas até a 4ª geração há uma perda menor se instalado com misturadores de menor perda, variador de avanço específico, simulador de sonda e emulador de bicos.
  • O Investimento Compensa
    • Quem roda mais de 500 Km por mês começa ter benefícios financeiros.
  • O GNV pode intoxicar dentro do veículo
    • Somente se não for instalado o sistema de ventilação composto de camisinha(s), tubo corrugado com flange e mantido de acordo com as normas do INMETRO
  • Precisa trocar as molas
    • Normalmente não, pois o peso é equivalente até um passageiro, caso o veículo ande sempre com a carga máxima, ou aqueles com mais de 100.000km, uma boa mola pode evitar que o veículo fique muito baixo. Mas os veículos que eventualmente carregam mais passageiros não necessitam trocar. Quando colocado em carros com mais quilometragem, verificar os amortecedores que já podem estar cansados(sem pressão) ou travados.

Mitos:

Alguns itens também tem mais detalhes nas perguntas

  • O gás natural é igual ao gás de botijão?
    • Não. Suas características são muito diferentes. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de botijão, cujo uso em veículos é proibido no Brasil). O gás de botijão é composto de propano e butano e, embora seja o combustível doméstico de maior aceitação no País hoje, é asfixiante e inflamável. O Gás Natura é tem mais de 78% de metano.
  • Existe perigo de explosão com o uso do GNV?
    • Não existe perigo de explosão, pois, além de ser mais leve que o ar, o sistema (armazenagem e compressão) é dotado de válvulas de segurança que se fecham caso haja algum rompimento na tubulação, além de possuir um sistema de exaustão em caso de um eventual vazamento. Além da válvula de alívio em caso de pressão excessiva ou temperatura alta.
      O gás natural veicular é mais seguro do que qualquer combustível líquido.
      Outro fator de segurança na utilização do GNV é que, no momento do abastecimento do veículo no posto, o mesmo é feito sem que haja contato com o ar, evitando assim qualquer possibilidade de combustão. Os cilindros de armazenamento de GNV são dimensionados para suportar a alta pressão na qual o gás é comprimido (215,6 bar ou 220 Kgf/cm² – pressão máxima de abastecimento para os veículos) e ainda para suportar situações eventuais, como colisões, incêndios, etc.
      Os casos de explosão foram por usar botijão de cozinha que não aguentou a pressão, adulteração da válvula de segurança ou choque térmico num carro pegando fogo por causa da gasolina e "Bombeiros" jogaram água no cilindro quente.
  • O veículo movido a gás natural polui menos?
    • Sim. Os veículos movidos a gás natural enquadram-se na categoria de veículos com baixíssima emissão de poluentes, pois o gás natural é um dos combustíveis mais limpos. A combustão gera emissões menos contaminantes ao meio ambiente, atendendo desta forma aos limites estabelecidos pelo Proconve (Programa de Controle de Emissões por Veículos Automotores).
  • O gás natural é proveniente do lixo?
    • Não. O gás natural veicular é proveniente de poços de petróleo e consiste de uma mistura de hidrocarbonetos leves e gases inertes com predominância do metano (de 78% a 82%). Mas o gás metano pode ser produzido do lixo ou esterco de animais, porém tem que ser tratado para utilização no veículo, pois geralmente são muito ácidos e provocam corrosão.
  • Vou viajar e preciso de mais espaço no porta-malas. Posso remover o kit?
    • Não. Por se tratar de um sistema que trabalha com a alta pressão (200 bar, o equivalente a 2900 libras), recomenda-se que o manuseio ou a manutenção sejam realizados somente por um técnico especializado, que poderá garantir todas as condições de segurança necessárias.
  • O gás natural perde a potência do carro quando se converte?
    • Conforme dados de fabricantes, instalando kits modernos, de 5ª geração, a perda pode variar entre 0% e 5%, ou seja, muito pequena. Sempre procure os fabricantes com a tecnologia mais atual e que tenham bom suporte técnico no Brasil.
      O Gás Natural tem poder de combustão maior que a Gasolina, Álcool ou Diesel, com a 5ª geração e se o motor for ajustado para aproveitá-lo pode até ter um maior desempenho.
  • Mesmo que esteja usando somente o gás natural, devo deixar um pouco de gasolina no meu carro?
    • Sim, pois é aconselhável que o veículo funcione ao menos 5 minutos por dia com seu combustível original, evitando assim, o ressecamento das mangueiras de combustível, a formação de goma nos bicos injetores e que a bomba do combustível original funcione seca, com risco de dano por falta de lubrificação.
      No tanque de gasolina ou álcool deixar pelo menos 1/4 de combustível líquido para que a bomba não esquente e acabe queimando.
Fonte: Esta parte de mitos foi alterada do site da Gas Natural Fenosa Brasil.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s