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Mitos, Verdades e ...

GNV Mitos e Verdades - Mentiras

Escrito por Gilson Maia

Índice de Artigos

Mentiras:

  • É Menos Seguro.
    • Ao contrário, pois é menos combustível ao ar livre;
    • As normas são mais rígidas por se tratar de alteração no veículo.
  • Tem Menor Autonomia. DESVANTAGEM
    • A autonomia já aumenta só pelo fato de ter mais um combustível disponível com mais um reservatório. O cilindro do GNV isoladamente tem menor autonomia que o do Álcool ou Gasolina.
  • Veículo com GNV pega mais fogo.
    • O combustível líquido é que geralmente causa incêndio pois cai sobre as partes quentes e entra em combustão, quando o GNV dissipa-se no ar.
  • O Álcool sai mais Barato.
    • O preço do litro do álcool mesmo que fosse a metade do metro cúbico do GNV ainda gastaria mais em dinheiro devido ao maior consumo por litro.
  • Estraga o Cabeçote. DESVANTAGEM
    • Somente se não for utilizado variador de avanço e não utilizar mais o combustível líquido regularmente.
  • Veículo Automático não pode utilizar GNV.
  • Veículo a Gás com a mesma potência da Gasolina.
    • Até a 4ª geração em ambos combustíveis o veículo perde potência por causa da perda de volume que ocorre na obstrução do Misturador.
    • E mesmo na 5ª geração que não perde por causa do Misturador que não tem, a diferença do projeto do motor para gasolina ou álcool não faz com que tenha o total desempenho no gás, que se bem instalado e configurado, perderá no máximo 5% em  relação à gasolina.
    • Carro somente à Gás como o Golf na Alemanha com 3 cilindros e Turbo, tem mais potência que o mesmo veículo à Gasolina, pois o gás possui mais poder de combustão no motor.
  • Pode usar o botijão de Gás de cozinha;
    • Não por motivo de segurança! O gás de cozinha (GLP) é bem diferente e baixa pressão e portanto o reservatório não aguenta a pressão do posto.
  • Posso desligar a bomba de combustível líquido.
    • Não por motivo de segurança! O combustível líquido deve estar pressurizado e rodando caso necessite trocar do gás para gasolina ou álcool, pois no caso de falha pode causar acidentes. E os fabricantes não colocam sistemas de corte de combustível a não ser em caso de acidentes (como ficar de cabeça para baixo). Colocar algum sistema de corte pode falhar inesperadamente. Nem alarmes devem cortar combustível!
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