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Os bons misturadores não são mais fabricados pelo mundo. E aqui no Brasil só sobrou os que são de baixa técnica de construção e com isso as perdas para os carros que ainda instalam 3ª e 4ª geração, tornam ainda mais vantajosas as instalações de 5ª geração.
O Misturador de GNV, também serve para Hidrogênio, chamado também de Mesclador, nos kit's até a 4ª geração são um dos os maiores responsáveis pela perda de potência. Vamos distinguir e entender a melhora que um modelo mais adequado e ajustado pode trazer para o veículo. Clique na imagem para vê-la de outro ângulo.
Como os bons fabricantes deixaram de fabricar os de melhor qualidade, o que encontra-se no mercado, fora este último modelo ainda comercializado em suas últimas unidades, que só aplicam-se às mangueiras de ar cilíndricas de veículos injeção eletrônica não direta. Veja mais detalhes em Misturador Correto.
- Objetivo do Misturador: Mesclar GNV com o AR,
- Aplicação: Veículos com Kit Gás. No Brasil somente o GNV para veículos. Em máquinas pode-se utilizar o GLP.
- Funcionamento: Reduzir a passagem e acelerar para criar um turbilhão;
- Eficiência: Volume, Facilidade, Distribuição e aceleração da entrada de GNV,
- Posição: O mais próximo da Admissão;
- Regulagem: O mais próximo possível. Sendo Regulador Manual de 2ª geração ou com 3ª, 4ª geração,
- Perda de Ar: Causa perda de volume estequiométrico (mistura) e conseqüente potência final.
- Mescladores do Brasil: Perdem até 2/3 da passagem de ar
- Mescladores Melhores: Perdem no máximo 1/3 da passagem de ar
- Defeitos:
- Perda de potência a ponto de em veículos automáticos não se conseguir atingir a última marcha.
- Na posição incorreta ainda perde a resposta, dificulta a regulagem.
- Tipos existentes:
- No Brasil: Poplipropileno (plástico branco) usinado com um bico injetor atravessando o centro.
Marca: LUCAMAR (MAIS UTILIZADO) - No Brasil: Alumínio usinado com um bico injetor atravessando o centro. Igual ao de cima.
(APARÊNCIA MELHOR) - Na Itália/Brasil: Alumínio/Aço, popularmente chamado de boga de fogão por possuir furinhos por dentro.
Marca: MR (Encontra-se com dificuldades!) - Na Itália/Argentina: Alumínio com bico duplo. Marcas: DINAMOTOR/PVR/TOMASETTO
- (Encontra-se com muita dificuldades!)
- Na Argentina: Poliuretano Injetado (Plástico Cinza, Preto e Branco) com bolsa e saída interna.
Marca (No Brasil Exclusividade TRÓIA) O Melhor Custo x Benefício! Leia mais no Artigo Qual o Melhor Misturador? - Na Argentina: ProGas - Aço inoxidável com regulagem da bolsa e saída interna.
(O MELHOR - Usado em competições.)
- No Brasil: Poplipropileno (plástico branco) usinado com um bico injetor atravessando o centro.
- Posição: Antes da Admissão, após o retorno do respiro de óleo.
- Carburados:
- Bico furando o carburador, deve estar inclinado atravessando o centro da passagem do(s) corpo(s)
- Misturador no Topo do Carburador
- Injeção Eletrônica:
- Misturador no Topo do Corpo de Borboleta
- Misturador na Base do Corpo de Borboleta
- Na Mangueira de Ar - Entrada do Corpo de Borboleta
- Na Mangueira de Ar - Interior da Mangueira
- Na Caixa do Filtro de Ar
- Kit de 3ª e 4ª Geração permitem avaliação da capacidade e eficiência do misturador indicando se estão adequados para o veículo através da análise dos parâmetros do programa de ajuste no computador ou Palm para o Gerenciador.
- Carburados:
Os dois tipos grifados acima são os únicos que os variadores importados que comercializamos pode atender. Para isto é necessário informar a medida do diâmetro interno da mangueira de ar. Que possuem 3 opções aproximadamente e mais a variação para veículos 1.0, cuja a perda é um pouco maior por não produzir vácuo suficiente para gerar uma maior turbilhonamento.
Veja os últimos Misturadores/Mescladores que foram produzidos com razoável qualidade no Brasil e os que importamos da Argentina para os veículos, como este do ninício do artigo, cuja posição ideal do misturador era na mangueira de ar.
Em breve esta parte deste artigo será um artigo mais completo separadamente.
Consulte também o artigo sobre Cuidados no GNV.
Cuidados Gerais no GNV:

- Procure mecânicos com grande conhecimentos de Injeção e Carburação com GNV,
- Consulte Taxistas e Amigos onde encontram serviços realmentes bons.
- Não deixe que o sistema tenha entradas de ar que não seja as previstas.
- O sistema de ignição deve estar perfeito.
- Velas reguladas para GNV,
- Cabos Resistivos sem fugas/perdas,
- Bobina(s) sem falhas com a amperagem correta.
- Módulo de Ignição com conexões e fios protegidos e bem conectados,
- Módulo de Injeção sem erros.
- Alguns veículos por segurança devem instalar válvula(s) de alívio para que eventuais refluxos de Back-Fire causem danos maiores.