TROIA GAS
Tel.21.3148-8849/WhatsApp 21.99188-5839

Simulador de Sonda

Simulador de Sonda

Escrito por Gilson Maia

Índice de Artigos

Emulador ou Simulador de Sonda Lambda -
O que é e para que serve?

Os veículos com injeção eletrônica possuem um sensor na descarga chamado de sonda lambda, a exceção de Monza e Kadett antigos. Este sensor mede a qualidade do resultado da combustão e retorna um sinal para a central de injeção informando se a mistura de combustível com o ar que foi fornecida ao motor estava rica ou pobre, ou seja, muito combustível ou pouco combustível.

Como os combustíveis líquidos como álcool e gasolina funcionam com mais combustível, para este sensor quando o veículo estiver funcionando com GNV a mistura vai parecer pobre demais e a central de injeção vai tentar corrigir o que for necessário para melhorar a mistura para o ideal. Mas como está no GNV a central não vai conseguir melhorar a mistura e apresentará erro que com o acúmulo pode se tornar até permanente em alguns casos.

Para se evitar este erro foi criado o Simulador de Sonda que lê o sinal da sonda identifica-o para o GNV se está rico ou pobre, mas manda para a central o valor como se estivesse no Álcool ou na Gasolina.

Os veículos FLEX, ou seja que utilizam Álcool e/ou Gasolina tem valores ajustáveis identificados pela central e portanto o Simulador também deve ter a capacidade de diferencia-los e simulá-los para evitar os erros que ocorrem principalmente na troca de combustíveis. Erros estes que ocorrem em alguns casos mesmo em veículos que não possuem GNV.

A Tury criou o novo Simulador T67 plus que substituirá o T66plus para veículos FLEX em especial alguns da GM que não se adequavam com o T66 plus. Existem veículos FLEX que funcionam com o T65, porém sempre necessitando procedimento especial quando trocar de combustível.

E a maioria dos veículos não FLEX ajusta-se com o Simulador de Sonda T63 chamada de Universal.

Para isto veja as Tabelas de Aplicações no site tury.net.br.

OBSERVAÇÕES:

0
0
0
s2smodern
powered by social2s
Categoria: /