TRÓIA GAS Perguntas GNV

Filtro de Ar Sem Mangueira?

Escrito por Gilson Maia

PERGUNTATenho um carro com Gás deve ser de 3ª ou 4ª geração ele trabalha com Álcool ou Gasolina e GNV, ao abrir o capo o duto que leva o AR que vem da grade para o Filtro de Ar está desligado. Ao conectar o tubo no filtro e ao usar o carro em GNV ele morre, é correto deixar o duto desligado do filtro de Ar? Ou existe um erro no sistema do GNV?

RESPOSTA: O filtro de ar é uma proteção do motor e o duto que leva até ele e dele ao motor são as passagens com os volumes adequados nos cálculos da engenharia do fabricante.

Portanto é essencial que o mesmo esteja conectado.

A mistura de ar no GNV deve ser maior que o da gasolina ou álcool, porém quando adapta-se até a 4ª geração há uma perda no misturador ou mesclador que é para fazer a mistura com o gás num chamado venturi.

Tem uns que colocam o filtro de ar esportivo para entrar mais ar, mas também entra mais sujeira prejudicial ao motor.

O filtro de ar original sempre limpo é o mais adequado para o motor.

Caso o motor tenha sido regulado com entrada de ar errada para mais ou para menos, quando corrigido o erro deve-se regular novamente o veículo

No caso específico do duto antes do filtro de ar é que alguns casos o excesso de ar frontal com uma regulagem que libere pouco gás, ocorre semelhante a uma vela muito fraquinha quando sofre um vento, apaga-se.

Verifique outras entradas de ar falsas, se o misturador é o adequado, pois geralmente o instalado no mercado brasileiro é muito restritivo e com isso a regulagem do gas também fica muito fraca.

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