A dúvida deve surgir até mesmo antes de comprar o carro, pois há detalhes técnicos em alguns carros que dificultam ou encarecem. Mesmo o assunto tendo centenas de combinações possíveis tentaremos resumi-las aqui. E em outros artigos detalhamos mais alguns pontos.
E ainda tem a questão da garantia que será outro artigo.
Seguiremos um roteiro de decisão simplificado:
- Devo instalar?
- SIM - Se gasta mais de 200 litros de combustível/mês.
- SIM - Se roda mais de 1.000Km/mês.
- SIM - Se pretende ficar com o veículo 2 anos ou mais.
- SIM - Se o desconto no IPVA for maior ou aproximado ao valor do kit.
- NÃO - Se o veículo não estiver em boas condições.
- NÃO - Se roda menos de 500Km/mês
- NÃO - Se pretende trocar de veículo em menos de 1 ano, a não ser que rode mais de 3.000Km/mês
- NÃO - Se tiver injeção direta por enquanto, pois não tem no Brasil ainda.
- Informações do Carro como marca, motor, ano, combustível (FLEX), ...
- Tem coletor de plástico?
- A melhor solução é 5ª geração
- Qual o kit recomendado geralmente?
- A maioria dos carros de 2011 em diante sugere-se a 5ª geração.
- Injeção Direta e/ou 6ª geração?
- Veículos com Injeção Direta já tem disponível o kit da Landi Renzo que mantém 25% a 40% aproximadamente do líquido junto com o GNV. Mas não é instalado igual a maioria que nem sabe o que está colocando nos carros sofisticados tecnologicamente. Por enquanto a maioria dos carros de 4 cilindros já se tem conhecimento técnico para instalar.
- Existem recomendações contra?
- A 4ª geração tem um valor muito próximo da 5ª e ainda tem a falta de mão-de-obra no mercado para manutenção e regulagem pelo computador.
- Por enquanto os veículos de 6 e 8 cilindros ainda não foram parametrizados para Injeção Direta.
- Se o veículo roda menos de 600Km por mês, consideramos que o investimento é alto para o retorno.
- Quando há restrições, o kit de 5ª geração é solução para todos os veículos a Gasolina, Etanol ou Flex
- Exceto os novos com Injeção Direta (Ex. Ford Focus) que será 6ª geração
- Se tem coletor de plástico recomenda-se no mínimo o de 4ª geração
- Veículos carburados a melhor solução é furando o carburador para a entrada do GNV
- Em metros cúbicos ou litros?
- O mercado oferece em m3, mas o correto é comparar em litros, pois por exemplo 16 m3 variam conforme a temperatura e a pressão no momento do abastecimento.
- Quantos, qual tamanho e onde?
- Um cilindro de 30 litros, 40 litros, 60 litros, 70 litros ou 2 de 30 litros,
O local mais comum é na mala ou embaixo nos veículos que espaço para os de 30 ou 40 litros, mas não podem ficar mais baixo que as outras peças.
- Um cilindro de 30 litros, 40 litros, 60 litros, 70 litros ou 2 de 30 litros,
- Novo ou Requalificado?
- Os novos tem garantia de fábrica e de origem, já os ditos "requalificados" podem ser cilindros condenados, roubados, e sem garantia que estão dentro das normas de qualidade e segurança.
Os veículos mais novos 0Km ou com tecnologia mais avançada do sistema de injeção e coletores de plástico induzem a única solução técnica viável atualmente, o kit de 5ª geração.
Veículos com injeção direta como a nova linha Ford desde 2014, exceto o Ka, necessitam instalar o kit de 6ª para injeção direta. Com bicos da 5ª geração em separado, mas mantendo o controle sobre o combustível líquido que não poderá desligar totalmente, mas sim reduzir em 75% a 60% aproximadamente do líquido.
Pois no Brasil ainda não tem o kit de 6ª geração, que deverá ser 1 para cada carro, pois os bicos originais do carro teriam que ser os mesmos para o GNV. Ou seja ambos combustíveis entrariam nos mesmos bicos.
Procure seu carro na nossa Nova Tabela de Aplicações, pois possui algumas atualizações em relação à tabela de aplicações da TURY. Seu veículo constando nestas, quer dizer que você pode instalar kit de 3ª ou 4ª geração seguindo os critérios acima e instalando os componentes que a tabela recomenda. Caso não encontre e o veículo seja mais novo que 2009 sugerimos o kit de 5ª geração ou 6ª Geração Injeção Direta, nos veículos com este tipo de injeção. Veja novas informações na página seguinte.
Tabela de Aplicações:
Os veículos abaixo já constam na Nova Tabela de Aplicações, que substitui a Tabela de Aplicações da TURY (04/11/2013). E se o veículo não constar nela, entre em contato conosco para que façamos uma consulta à fábrica e possamos lhe informar em primeira mão e colocar na tabela para ajudar a outros proprietários do mesmo veículo.
Estas atualizações de VARIADORES DE AVANÇO principalmente já constam na Nova Tabela de Aplicações:
- FIAT
- Toro 2016 -> Varidor T37A
- GM
- Celta 1.0 8V 2015 - Variador T30C
- Prisma 2014 - Variador T37A
- HONDA
- CRV 2012 - Variador T44A
- 3ª geração 12º
- 5ª geração 9º
- CRV 2012 - Variador T44A
- HYUNDAI
- HB20 - Variador T30F
- KIA
- Cerato 1.6 16V - Ano 99 - Variador T30F
- RENAULT
- Duster - Variador T30F
- VW
- Voyage 1.6 Flex 2016/2017
- Bobina Dupla = T32A ou T37A
- Bobina Quadrupla = T44A ou T37A
- Voyage 1.6 Flex 2016/2017
Veículos ainda sem Variador informado:
- GM
- Prisma 2016/2017
- Renault
- Sandero / Logan 1.0 2016/2017
- Duster / Oroch 2016/2017
Correspondência de Marcas e modelos de Variadores:
A marca que dispõe da linha mais completa no mercado brasileiro é a TURY, pois as outras não importam ou fabricam por considerar que vendem pouco.
Fabricantes | ||||
Variadores de Avanço | TURY | AEB (Itália) | Landi Renzo | Lovato (Itália) |
Sensor de Rotação PMS Indutivo | T30 | 510 Cobra | Stap100 | AP600 |
Sensor de Rotação Hall PMS Magnético | T37 | 511 Spider | Stap99 | |
Bobina Híbrida 2 Bobinas + 2 Módulos | T36 | 516 Panda |
Consulte os Outros Artigos para mais informações e se ainda restar dúvidas, contate-nos.
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