TRÓIA GAS Perguntas GNV

Qual kit instalar?

Gás Natural VeicularA dúvida deve surgir até mesmo antes de comprar o carro, pois há detalhes técnicos em alguns carros que dificultam ou encarecem. Mesmo o assunto tendo centenas de combinações possíveis tentaremos resumi-las aqui. E em outros artigos detalhamos mais alguns pontos.

E ainda tem a questão da garantia que será outro artigo.

Seguiremos um roteiro de decisão simplificado:

  1. Devo instalar?
  • SIM - Se gasta mais de 200 litros de combustível/mês.
  • SIM - Se roda mais de 1.000Km/mês.
  • SIM - Se pretende ficar com o veículo 2 anos ou mais.
  • SIM - Se o desconto no IPVA for maior ou aproximado ao valor do kit.
  • NÃO - Se o veículo não estiver em boas condições.
  • NÃO - Se roda menos de 500Km/mês
  • NÃO - Se pretende trocar de veículo em menos de 1 ano, a não ser que rode mais de 3.000Km/mês
  • NÃO - Se tiver injeção direta por enquanto, pois não tem no Brasil ainda.
  • Qual o carro? Você necessitará destas informação para decidir.
    • Informações do Carro como marca, motor, ano, combustível (FLEX), ...
    • Tem coletor de plástico?
      • A melhor solução é 5ª geração
    • Qual o kit recomendado geralmente?
      • A maioria dos carros de 2011 em diante sugere-se a 5ª geração.
    • Injeção Direta e/ou 6ª geração?
      • Veículos com Injeção Direta já tem disponível o kit da Landi Renzo que mantém 25% a 40% aproximadamente do líquido junto com o GNV. Mas não é instalado igual a maioria que nem sabe o que está colocando nos carros sofisticados tecnologicamente. Por enquanto a maioria dos carros de 4 cilindros já se tem conhecimento técnico para instalar.
    • Existem recomendações contra?
      • A 4ª geração tem um valor muito próximo da 5ª e ainda tem a falta de mão-de-obra no mercado para manutenção e regulagem pelo computador.
      • Por enquanto os veículos de 6 e 8 cilindros ainda não foram parametrizados para Injeção Direta.
      • Se o veículo roda menos de 600Km por mês, consideramos que o investimento é alto para o retorno.
  • Quais as opções?
    • Quando há restrições, o kit de 5ª geração é solução para todos os veículos a Gasolina, Etanol ou Flex
    • Se tem coletor de plástico recomenda-se no mínimo o de 4ª geração
    • Veículos carburados a melhor solução é furando o carburador para a entrada do GNV
  • Qual o tamanho do Cilindro?
    • Em metros cúbicos ou litros?
      • O mercado oferece em m3, mas o correto é comparar em litros, pois por exemplo 16 m3 variam conforme a temperatura e a pressão no momento do abastecimento.
    • Quantos, qual tamanho e onde?
      • Um cilindro de 30 litros, 40 litros, 60 litros, 70 litros ou 2 de 30 litros,
        O local mais comum é na mala ou embaixo nos veículos que espaço para os de 30 ou 40 litros, mas não podem ficar mais baixo que as outras peças.
    • Novo ou Requalificado?
      • Os novos tem garantia de fábrica e de origem, já os ditos "requalificados" podem ser cilindros condenados, roubados, e sem garantia que estão dentro das normas de qualidade e segurança.

    Os veículos mais novos 0Km ou com tecnologia mais avançada do sistema de injeção e coletores de plástico induzem a única solução técnica viável atualmente, o kit de 5ª geração.

    Veículos com injeção direta como a nova linha Ford desde 2014, exceto o Ka, necessitam instalar o kit de 6ª para injeção direta. Com bicos da 5ª geração em separado, mas mantendo o controle sobre o combustível líquido que não poderá desligar totalmente, mas sim reduzir em 75% a 60% aproximadamente do líquido.

    Pois no Brasil ainda não tem o kit de 6ª geração, que deverá ser 1 para cada carro, pois os bicos originais do carro teriam que ser os mesmos para o GNV. Ou seja ambos combustíveis entrariam nos mesmos bicos. 

    Procure seu carro na nossa Nova Tabela de Aplicações, pois possui algumas atualizações em relação à tabela de aplicações da TURY. Seu veículo constando nestas, quer dizer que você pode instalar kit de 3ª ou 4ª geração seguindo os critérios acima e instalando os componentes que a tabela recomenda. Caso não encontre e o veículo seja mais novo que 2009 sugerimos o kit de 5ª geração ou 6ª Geração Injeção Direta, nos veículos com este tipo de injeção. Veja novas informações na página seguinte.


    Tabela de Aplicações:

    Os veículos abaixo já constam na Nova Tabela de Aplicações, que substitui a Tabela de Aplicações da TURY (04/11/2013). E se o veículo não constar nela, entre em contato conosco para que façamos uma consulta à fábrica e possamos lhe informar em primeira mão e colocar na tabela para ajudar a outros proprietários do mesmo veículo.

    Estas atualizações de VARIADORES DE AVANÇO principalmente já constam na Nova Tabela de Aplicações:

    • FIAT
      • Toro 2016 -> Varidor T37A
    • GM
      • Celta 1.0 8V 2015 - Variador T30C
      • Prisma 2014 - Variador T37A
    • HONDA
      • CRV 2012 - Variador T44A
        • 3ª geração 12º
        • 5ª geração 9º
    • HYUNDAI
      • HB20 - Variador T30F
    • KIA
      • Cerato 1.6 16V - Ano 99 - Variador T30F
    • RENAULT
      • Duster - Variador T30F
    • VW
      • Voyage 1.6 Flex 2016/2017
        • Bobina Dupla = T32A ou T37A
        • Bobina Quadrupla = T44A ou T37A

    Veículos ainda sem Variador informado:

    • GM
      • Prisma 2016/2017
    • Renault
      • Sandero / Logan 1.0 2016/2017
      • Duster / Oroch 2016/2017

    Correspondência de Marcas e modelos de Variadores:

    A marca que dispõe da linha mais completa no mercado brasileiro é a TURY, pois as outras não importam ou fabricam por considerar que vendem pouco.

     Fabricantes
    Variadores de AvançoTURYAEB
    (Itália)
    Landi RenzoLovato
    (Itália)
    Sensor de Rotação
    PMS Indutivo
    T30510 CobraStap100AP600
    Sensor de Rotação Hall
    PMS Magnético
    T37511 SpiderStap99 
    Bobina Híbrida
    2 Bobinas + 2 Módulos
    T36516 Panda  

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