T634 Simulador T63 e T64 +

Escrito por Gilson Maia

Simulador de Sonda TURY T634

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Manual TURY T68

Simulador de Sonda T634
Une T63 e T64 +

Lançado em 25 de março de 2021 o Simulador de Sonda Lambda T634. O objetivo foi juntar num simulador somente várias oções com instalação simples. Juntou o T63, T64 e mais um sinal de 0,15Hz e ateder a um maior número de veículos com um simulador somente.

O Simulador de Sonda Lambda TURY T634 para veículos Gasolina e Álcool em vários casos atende a FLEX com uma sonda lambda antes do catalisador. Mas no flex ele deve determinar na instalação qual combustível líquido será utilizado se for compatível.

Consulte a Nova Tabela de Aplicações para saber qual simulador,  emulador e variadores certos para o carro e qual a configuração do mesmo. Evita o erro do sinal de mistura pobre que causa atraso no ponto de ignição. 

PRINCIAPIS FUNÇÕESLeds Simulador de Sonda TURY T634:

+ Gerar o sinal simulado de sonda lambda de acordo com as configurações das micro chaves que podem variar em frequência (Hz) ou em amplitude (V) ou podendo ajustar pelo trimpot de regulagem:
+ Auxiliar na regulagem da mistura, indicando a condição do sensor de sonda lambda em relação à regulagem da mistura AR/GNV da seguinte forma:

  • Led verde: mistura pobre;
  • Led vermelho: mistura rica.

APLICAÇÕES: Veículos Injeção Eletrônica com GNV instalado de 3ª geração

O simulador do sinal de sonda lambda evita os erros de mistura pobre que fazem a UCE adotar o modo de emergência e reduzindo o desempenho do veículo.

O Simulador de sonda lambda T634 = T63, T64 e mais uma opção de sinal num módulo eletrônico de aplicação universal e regulável em veículos convertidos para GNV. Sua principal função é simular o sinal de sonda lambda quando o veículo estiver operando em GNV de modo que não se altere os mapas de tempos de injeção das válvulas injetoras, garantindo o retorno para o combustível líquido em condições normais de funcionamento.

Características Gerais:

  • Regulagem do tipo de sinal simulado de sonda lambda através de microchaves e trimpot.
  • Indicação através de led´s sobre a condição do sensor de sonda lambda em relação a  mistura AR / GNV para auxiliar na regulagem desta mistura

É um módulo eletrônico aplicável a quase todos veículos não flex e aos flex de injeção mais antiga e/ou que aceitem sinais fixos como nos veículos GM, Fiat, Ford, Volkswagen, Alfa Romeu, Audi, Daewoo, Kia, Dodge, Peugeot, Jeep, Citroën, Seat, Chrysler, BMW, Suzuki, Hyundai, Honda, Mazda, Land Rover, Lexus, Renault. Veja a Tabela de Aplicações para ver se seu veículo é compatível com este emulador de sinais.

+ Veículos Gasolina ou Álcool conforme a Tabela de Aplicações da TURY onde tem T63 ou T634
+ Veículos Gasolina ou Álcool com 2 Sondas Lambda no mesmo coletor, ou seja
    - Carros de 4 cilindros com 2 Sonda Lambda, utilizam 1 x T634
    - Carros de 6 ou 8 cilindros com 4 Sondas Lambda, utilizam 2 x T634
+ Veículos Flex, usando em alguns com Álcool conforme a Tabela de Aplicações da TURY até 2013 onde tem T63 ou T64

VANTAGENS:

+ Evita o erro de injeção quando no GNV
+ União de vários tipos de sinais clássicos e mais um especial
+ Identifica se a mistura do GNV x Ar está Rica ou Pobre
+ Mesma instalação de fios do T63 ou T64
+ Ajuda a regular o GNV

Ligações Fios Simulador T634INSTALAÇÃO:

A instalação com 4 fios, pode ser definido fora do carro conforme o tipo de sinal compatível com o carro, através do trimpot que varia o tipo de sinal de muito pobre, pobre, normal, rica e muito rica conforme o manual. Com uma ponta de teste identificando o fio de sinal da Sonda Lambda que será interrompido para ligar 2 dos 4 fios. O fio Azul no azul da chave comutadora e o preto aterrado no negativo da bateria..

DESCRIÇÃO:

O Simulador de sonda lambda regulável T634 se for bem instalado no carro compatível não precisará se preocupar mais. É um módulo eletrônico desenvolvido para atender grande parte dos veículos convertidos para o GNV.

 

Micro Chaves para ConfigurarCONFIGURAÇÕES:

Micro chaves: Através de suas micro chaves de configuração, consegue-se definir o tipo de sinal que será enviado para a UCE enquanto o veículo estiver no GNV.
Esse simulador possui cinco tipos de sinais fixos configurados pelas micro chaves, e uma configuração aonde é possível ajustar o sinal utilizando o trimpot de regulagem
Trimpot: Após configurar a micro chave corretamente neste modo de operação, é possível ajustar o trimpot de regulagem variando o tipo de sinal simulado adequado que será enviado para o UCE.
Dependendo do veículo podemos deixar o sinal com característica de mistura rica ou pobre.

Sinais do Simulador T634:

+ Mistura Pobre
+ Mistura Tendendo a Pobre
+ Mistura Ideal
+ Mistura Tendendo a Rica
+ Mistura Rica
+ A Sinal Aberto
+ T Sinal Aterrado
+ P Sinal Padrão (2Hz)
+ P1 Sinal Padrão (1Hz)
+ P2 Sinal Padrão (0,15Hz)


Gráfico Sinal de Sonda 634 RegulávelO simulador de sonda lambda é o responsável para que a UCE do veículo enquanto operando no GNV não altere os mapas de tempos de injeção das válvulas injetoras, retornando sempre para o combustível líquido em condições normais de funcionamento.

FALSO DEFEITO:

Alguns instalam em veículos flex e com as variações dos líquidos, as vezes tem que voltar ao mecânico para encontrar nova posição. E caso o veículo flex não aceite mais o sinal, não quer dizer que o simulador está com problema e poderá ser usado em outro carro se for o compatível. Deve-se substituir pelo Simulador T68 que é flex e/ou para 2 sondas.

Componentes do Simulador de Sonda Lambda T634:
+ Módulo eletrônico T634
+ Chicote elétrico de instalação;
+ Certificado de garantia.