TROIA GAS
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GNV perde potência?

Escrito por Gilson Maia
Categoria: /

Mito ou Verdade?

O veículo a gás Perde a Potência?

Dependendo to tipo de instalação, da especificação correta para o veículo e adaptação a cada caso a resposta pode ter várias respostas. Então analisemos as principais respostas em que circunstâncias ocorrem, desdo do Não perde, Pouco perde até Muita perda.

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Glossário GNV

Escrito por Gilson Maia
Categoria: /

Aqui você encontrara os principais termos utilizados no GNV (Gás Natural Veicular)

Caso não encontre no índice abaixo um mais específico ou mais novo, utilize a Procura na TRÓIA do lado direito e por último pelo Google.

Índice do Glossário

Atestado de Qualidade do Instalador Registrado

Autoridade de Trânsito Local

Bar

Certidão Atendimento Ambiental Conversão Gás Natural - CAGN

Certificado de Segurança Veicular - CSV

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O que é Variador de Avanço?

Escrito por Gilson Maia
Categoria: /

Todo veículo a Gasolina, Álcool ou Diesel possui um ponto de ignição diferente do Gás e portanto quando estiver funcionando no gás deve-se de alguma forma corrigir o ponto para o correto funcionamento e durabilidade do veículo. O Variador de Avanço muda o ponto de ignição quando está no gás. Geralmente avança de 6º a 21º a mais no gás de acordo com a aceleração e/ou rotação do veículo.

Veja também a página sobre Variadores de Avanço ou compre diretamente na Loja GNV.

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Qual Emulador de Sonda?

Escrito por Gilson Maia
Categoria: /
TURY T68
Simulador de Sonda Duplo Flex TURY T68

Manual do Variador Tury T67 plusOs veículos FLEX comprovaram a necessidade de que os instaladores devem se atualizar para saber qual e quantos simuladores funciona em que carro.

O Emulador de Sonda Tury T68 atende a todos os carros. Consulte a Nova Tabela de Aplicações Tury por marca do veículo, que atualizamos.

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Quais as vantagens do GNV?

Escrito por Gilson Maia
Categoria: /

Quais são as vantagens do GNV?

GÁS NATURAL VEICULAR - A solução Econômica, Segura e Ecológica. Reduzindo o consumo, preservando o meio ambiente, economia de IPVA, aumenta durabilidade do motor e muito mais.

A economia que se obtém no gás paga a instalação do kit e ainda permite e ainda ganha muito, e ainda com as facilidades de pagamento é um excelente investimento para quem precisa utilizar o veículo diariamente principalmente. Mas vejamos mais ainda:

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Siglas no GNV

Escrito por Gilson Maia
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As siglas mais utilizadas no GNV

ANP Agência Nacional de Petróleo
ASTMAmerican Standard Testing Materials 
CAGN Certidão de Atendimento Ambiental Para Conversão Para o Uso do Gás Natural
CREA Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura 
CRI Certificado de Registro do Instalador (INMETRO)
CRLV Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo 
CSV Certificado de Segurança Veicular
CTB Código de Trânsito Brasileiro
DETRAN Departamento de Trânsito (Estaduais)
DENATRAN
Departamento Nacional de Trânsito
DIPAC Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade
DQUAL Diretoria de Credenciamento e Qualidade (INMETRO)
GMV Gás Metano Veicular
GNC Gás Natural Combustível
GNV Gás Natural Veicular
INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
ITE Instituição Técnica de Engenharia
MAF Medidor de Fluxo de Ar
MAP Medidor de Pressão Absoluta 
NBR Norma Brasileira Registrada 
OIC Organismo de Inspeção Credenciado
PBT Peso Bruto Total 
PMS Ponto Morto Superior (Lido pelo Sensor de Rotação) 
RBC Rede Brasileira de Calibração 
RTQ Regulamento Técnico da Qualidade RTQ33 e RTQ37
RNML Rede Nacional de Metrologia Legal 
SBC Sistema Brasileiro de Certificação
TPS Sensor de Posição Borboleta/Acelerador

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Significados de siglas no GNV?

Escrito por Gilson Maia
Categoria: /

Qual o significado das siglas utilizadas no GNV?

ANPAgência Nacional de Petróleo
ASTMAmerican Standard Testing Materials
CACG / CAGN Certidão de Atendimento Ambiental Para Conversão Para o Uso do Gás Natural
CREAConselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura
CRICertificado de Registro do Instalador
CRLVCertificado de Registro e Licenciamento de Veículo
CSV Certificado de Segurança Veicular
CTB Código de Trânsito Brasileiro
DENATRANDepartamento Nacional de Trânsito
DIPACDivisão de Programas de Avaliação da Conformidade
DQUALDiretoria de Credenciamento e Qualidade - INMETRO
GMVGás Metano Veicular
GNCGás Natural Combustível
GNVGás Natural Veicular
INMETROInstituto Nacional de Metrologia, Normalização e Quali dade Industrial
ITEInstituição Técnica de Engenharia
MAFMedidor de Fluxo de Ar = Sensor da Injeção Eletrônica
MAPMedidor de Pressão Absoluta = Sensor da injeção Eletrônica
NBRNorma Brasileira Registrada
OICOrganismo de Inspeção Credenciado
PBTPeso Bruto Total
PMSPonto Morto Superior - Importante para Sensores de Rotação e Variadores que o utilizam.
RBCRede Brasileira de Calibração
RTQ Regulamento Técnico da Qualidade RTQ33 e RTQ37
RNMLRede Nacional de Metrologia Legal
SBCSistema Brasileiro de Certificação

 

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Diferença 3ª 4ª 5ª 6ª geração

Escrito por Gilson Maia
Categoria: /
Injeção Direta
5ª ou 6ª geração?

Qual a diferença entre kit GNV de
3ª, 4ª, 5ª e 6ªgerações?

A diferença básica é o kit 3ª geração é o mais conhecido com a regulagem(alta) manual do volume de gás na mangueira.

O kit de 4ª geração possui um motor-de-passo que é ajustado automaticamente por uma central chamada Gerenciador de Fluxo que funciona com base na leitura de sonda lambda principalmente, fazendo também a função do simulador de sonda.

Ambos tem um redutor de 3 etapas onde regula-se a lenta(baixa).

O kit de 5ª e 6ª geração utilizam um redutor de 2 etapas, ou com pressão positiva com uma central de injeção para enviar o GNV com pressão positiva pelos bicos injetores que geralmente são colocados perfurando-se o coletor na entrada de cada cilindro.

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Onde tem instaladora?

Escrito por Gilson Maia
Categoria: /

No site do INMETRO você encontrará quais empresas estão credenciadas para instalação de Kit GNV para ser homologado para fins de registro junto ao Detran.

Mas Instaladoras Credenciadas do INMETRO seguem uma formalidade técnica de condições de habilitação, o que não garante que possuam conhecimento técnico profundo sobre os veículos e até mesmo do sistema de GNV.

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GNV Mitos e Verdades

Escrito por Gilson Maia
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DicasO que é Certo, Errado ou Crendice sobre o GNV?

Dúvidas mais frequentes, mitos, verdades e mentiras sobre o que popularmente se fala e o que realmente é correto.

Mentira: Carro 1.x ou mais não precisa de Variador de Avanço.
Verdade: Todo carro a gás precisa de Variador de Avanço pois o ponto do Gás deve ser no mínimo 9º a mais. Sem variador o carro perderá potência no gás, aquecerá mais o motor e desgastará mais o cabeçote.

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Cilindros de Aço

Escrito por Gilson Maia
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O que é Cilindro de GNV?

Os cilindros devem ser sempre de aço ou de material próprio, especificado para o uso com GNV e devem ser fixados em suportes adequados.

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