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TRÓIA MultiMarcas - Redutor GNV Congela?

O Redutor de GNV pode congelar quando trabalhando em velocidades constantes e em locais com clima muito frio. Mas isto pode ser solucionado com a instalação correta.

A instalação correta é a que utiliza a circulação de água quente do veículo passando pelo redutor.

Erro Popular:

Não precisa ligar a água no redutor!

Se não precisasse, TODOS REDUTORES não teriam a entrada e saída de água!

Como a maioria dos estados que iniciaram a instalação foram Rio de Janeiro, São Paulo e o Nordeste e como a temperatura é mais elevada nestes, e os redutores inicialmente eram maiores, raramente se congelava.

Com os redutores com menor tamanho e os estados do sul e regiões serranas com muitas instalações notou-se que o carro deixava de funcionar no gás após grandes retas ou com o clima muito frio.


O que acontece?

Pode-se observar que o cilindro esfria devido a grande velocidade da saída de GNV em alta pressão.

O redutor congela como se fosse um ar condicionado com o compressor ligado direto, pois a grande redução de pressão de 200bar para 1 bar faz baixar muito a temperatura.

Com o congelamento do redutor bloqueia-se a passagem do GNV e o veículo morre! O que é um RISCO À SEGURANÇA!


Quais os motivos principais:

  • Temperatura muito baixa do combustível causa choque térmico no motor quando quente;
  • Congelamento do Redutor em retas (mesmo no verão) e em climas frios;
  • Temperatura mais equilibrada do GNV facilita a combustão no motor;
  • Estabiliza melhor o funcionamento do motor no GNV;
  • Aumenta a durabilidade do motor;
  • Tudo que causa equilíbrio no funcionamento do motor, melhora o consumo.

Como pode ser feito:

  • Conectar o sistema de arrefecimento do motor no redutor, com a água derivando do sistema de arrefecimento e não interrompendo-o;
  • E/Ou Resistência de aquecimento no redutor e/ou na tubulação de alta; (Não esqueça de colocar um fusível e um relé de acionamento)
Abaixo a figura demonstrando como não se deve fazer a ligação, que a maioria já fez ou faz assim e a forma correta.
Esquema de Conexão da Água no Redutor

Se a ligação for feita conforme a primeira imagem, pode causar superaquecimento no veículo por interrupção da circulação da água!

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