Qual Emulador de Sonda no GNV?

Escrito por Gilson Maia

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Manual do Variador Tury T67 plusOs veículos FLEX comprovaram a necessidade de que os instaladores devem se atualizar para saber qual e quantos simuladores funciona em que carro.

O Emulador de Sonda Tury T68 atende a todos os carros. Consulte a Nova Tabela de Aplicações Tury pela marca do veículo, e o seu modelo, observe diferenças de motor e anos dos modelos.

Objetivo:

O Simulador de Sonda evita que a central de injeção interprete o resultado da explosão da mistura de combustível como pobre quando no uso do GNV em relação ao combustível original do carro. Mas com ele você também pode Regular seu kit de 3ª geração.

A marca Tury é a mais conceituada no mercado brasileiro e atualmente vem desenvolvendo tecnologias independentemente da tecnologia italiana.

O novo TURY T68 que é um Simulador de Sonda Duplo e Flex, que atende a todos os veículos que tem uma Sonda Lambda antes e uma depois de cada catalisador e ainda é Flex, ou seja, você pode continuar com seu carro rodando com Gasolina, Álcool e a mistura deles em qualquer proporção e ainda evitando que combustíveis adulterados causem erro quando muda para o gás.Este simulador pode substituir o renomado T67 ou T67plus.

O Simulador de Sonda T67 plus que acumulava todos os recursos dos emuladores anteriores, o T63 universal, T64 regulável, T65 inteligente, T66 plus regulável e inteligente e o T67 que substituiu o T66 e ainda reconhece a mistura de combustível ou mudança entre eles. O T68 tem as mesmas funções do T67 plus e mais a possibilidade de atender a 2ª sonda depois do catalisador.
Veja mais sobre o Simulador de Sonda TURY T67.

Resumo:

Para saber o correto é sempre bom consultar as Tabelas de Aplicações TURY GAS que mencionamos acima.

A maioria dos veículos a gasolina ou álcool somente utilizam o Emulador TURY T63 e alguns o T64. Caso tenha 2 sondas: Se for uma antes e uma depois do catalisador deverá usar o novo T68 e se forem lambdas em paralelo pode ter que se utilizar 2 emuladores de sonda e nem sempre iguais, como por exemplo Cherokee e outros V6, V8 ou mais. Vários utilizam somente um simulador na 1ª sonda.


Veículos FLEX

Nos veículos FLEX o mais prático dizer atualmente é utilizar o T68, mas há casos que pode-se utilizar o T63 ou T65, mas deve-se tomar alguns cuidados na utilização.

A TURY ao final de suas tabelas de aplicações tem as seguintes observações para veículos FLEX, que não serve para todos veículos:

SIMULAÇÃO LAMBDA PARA VEÍCULOS FLEX

  • T68 = TODOS ou MISTURAS = Substitui todos simuladores!
  • T67 e T66 = Substituídos pelo T68
  • T65 = SOMENTE GASOLINA
  • T63 = SOMENTE ÁLCOOL
  • Referência P1 é a regulagem com Sinal padrão simulado de 1Hz no T63

Como o valor dos Emuladores Tury T68 e T65 são semelhantes, sugerimos adquirir o T68, pois por substitui todos os outros e não sofreria em caso de alterações da gasolina com mais ou menos etanol.

Qual a desvantagem do T68 para o T65?

Uma instalação com mais ligações, pois o T65 tem 4 fios a menos que o T68, mas limita-se à gasolina pura. E até pode ser extinto como o T66 foi substituído definitivamente pelo T67 e depois pelo T68.


Recomendações:

Em qualquer veículo injeção eletrônica as mudanças dos fatores gerenciados pela ECU(central de injeção) quando saem dos parâmetros previstos, podem ocasionar erros e o rendimento do veículo é reduzido principalmente por cautela ou política de segurança da central.

Deve-se rodar com o combustível líquido por volta de 7 a 10Km ou 15 minutos para a central reconheça as condições de utilização do motor.

Quando se troca para o GNV o emulador deverá representar o mesmo tipo e forma de sinal para que a central não identifique como erro.

Portanto quando se troca entre Álcool e Gasolina também deve-se adotar este procedimento no mínimo.

Não desligue o veículo logo após a troca de combustível, pois ao ligar novamente a central pode não identificar que o veículo trocou de combustível e interpretar como uma falha na mistura e apresentar erro que não consegue-se corrigir.

O problema origina-se ainda pela tecnologia do FLEX que é brasileira ainda ser nova e estar em evolução e não por causa do GNV, que não deixa de ser mais um combustível que causa valores de misturas diferentes.

Mesmo que utilize o simulador T68 é prudente adotar estas recomendações acima.

Caso ainda tenha dúvidas, sugestões ou queira relatar-nos algo contate-nos.


Manuais de Emuladores de Sonda Lambda

Os manuais dos Emuladores de Sonda da TURY são disponíveis na internet em:

Tipos de Sinais Simulados pelo Emuladores de Sonda mais utilizados:

SIMULAÇÃO LAMBDA
VEÍCULOS FLEX

T68

ÁLCOOL/GASOLINA

T65

SOMENTE GASOLINA

T63

SOMENTE ÁLCOOL

TIPOS DE SINAIS SIMULADOS

A

Aberto

T

Aterrado (0V)

P

Padrão (2Hz)

P1

Padrão (1Hz)

PROGRAMAÇÃO T67 ou T68

P1

Sequencial (MAP-1)

P2

Semi-Sequencial (MAP-1)

P3

Picasso (MAP-2)

P4

Semi-Sequencial (MAP-1)

P5

Sequencial e Semi-Sequencial