TRÓIA GAS - GNV perde potência?

Escrito por Gilson Maia

Índice de Artigos

Considerações:

O ponto de ignição do gás deve ser antecipado em relação ao da gasolina ou álcool, mesmo possuindo maior poder energético, ou seja, para se obter potência deve-se ajustar o motor para isto. Mas quando se instala um kit básico de gás o ponto utilizado é o da gasolina, portanto não aproveitando-se o potencial do gás, pois o veículo estará funcionando com o ponto atrasado para o gnv.

Para que isto não ocorra deve-se instalar pelo menos o Variador automático de avanço que funcionará em conjunto com a chave comutadora. Ou seja, quando o veículo estiver na gasolina, usará o ponto da gasolina, quando mudar para o gás, nos carros de injeção, ele variará o ponto para corrigir no gás e assim aproveitando a potência do gás e diminuindo o consumo do mesmo, pois o motor não será exigido para compensar a diferença para a gasolina e melhorará a durabilidade do motor.

Os variadores corretos são os que utilizam o sinal do sensor de rotação ou da bobina. Os variadores de MAP/MAF só devem ser utilizados na falta dos corretos para o veículo ou por problemas nos sistema do sensor de rotação ou sinais da(s) bobina(s). 

Categoria: /