TRÓIA GAS - Variador de Avanço, o que é?

O que é Variador de Avanço?

Escrito por Gilson Maia

Todo veículo a Gasolina, Álcool ou Diesel possui um ponto de ignição diferente do Gás e portanto quando estiver funcionando no gás deve-se de alguma forma corrigir o ponto para o correto funcionamento e durabilidade do veículo. O Variador de Avanço muda o ponto de ignição quando está no gás. Geralmente avança de 6º a 21º a mais no gás de acordo com a aceleração e/ou rotação do veículo.

Veja também a página sobre Variadores de Avanço ou compre diretamente na Loja GNV.

Veículo com:
Detalhes importantes:

Injeção Eletrônica

Varia o Ponto de Ignição de acordo com o sensor ou atuador que estiver conectado. Quando o sistema é de injeção é conectado também ao sensor de posição de borboleta ou do pedal de acelerador quando eletrônico.
  • Específicos: podem ser na bobina, na roda fônica, sensor de rotação e/ou hall, alcançam o limite da regulagem especificada, geralmente regula-se em 9º, 12º ou 15º de avanço. Tem resposta mais imediata e com maior precisão existindo modelos de acordo com a curva de avanço dos diversos tipos de injeção.
  • Universais: conectam-se ao sensor de pressão absoluta (MAP) ou ao sensor de fluxo de ar (MAF), geralmente alcançam no máximo mais de 7º a 8º de avanço, tem resposta mais demorada, pois ele simula que houve aceleração ou que tenha subido a uma altitude maior e consequentemente a injeção altere para mais o ponto de ignição. No caso de cidades há mais de 300m de altitude em relação ao nível do mar não trará quase efeito nenhum.

Carburador

Os universais geralmente fixam o Ponto de Ignição p/o gás e quando volta o veículo volta para a Gasolina o ponto é retardado. O específico atua como os de injeção, mas o veículo deve possuir ignição eletrônica .
  • Os que possuem sistema de ignição já eletrônicas podem ser ligados na bobina, geralmente regula-se em 9º, 12º, 15º ou 18º de avanço.

Ponto de Ignição

O Ponto de Ignição no gás varia de carro para carro de acordo com o sistema de ignição do mesmo. Mais usuais são:
  • Gasolina.: ~  9º
  • Álcool....: ~ 12º
  • GNV......: +/- 18º a 21º

Utilizar o variador tem:

VANTAGENS

Trabalhando no porto certo o motor não aquece desnecessariamente, ganha em desempenho, melhora o consumo, aumenta a durabilidade do motor, evitando desgaste prematuro de cabeçote e diminui os custos com manutenção.

DESVANTAGENS

O variador específico para o tipo de motor é um custo adicional. Se não for o variador específico, tipo MAP/MAF, perde quase todo efeito em altitudes fora do nível do mar.

Não utilizar o variador tem:

VANTAGENS

É menos um item de custo na instalação.
E é menos um item que pode apresentar defeito.

DESVANTAGENS

Não obtenção do desempenho mais adequado, aquecimento do motor a mais do que o necessário e com isso um desgaste prematuro de cabeçote principalmente.

Consulte a loja e veja os variadores mais utilizados e veja a variedade de valores e opções. para saber qual o adequado para seu veículo consulte a Tabela de Aplicações da Tury por Variador ou por marca e modelo de veículo.