Todo veículo a Gasolina, Álcool ou Diesel possui um ponto de ignição diferente do Gás e portanto quando estiver funcionando no gás deve-se de alguma forma corrigir o ponto para o correto funcionamento e durabilidade do veículo. O Variador de Avanço muda o ponto de ignição quando está no gás. Geralmente avança de 6º a 21º a mais no gás de acordo com a aceleração e/ou rotação do veículo.
Veja também a página sobre Variadores de Avanço ou compre diretamente na Loja GNV.
Injeção Eletrônica
- Específicos: podem ser na bobina, na roda fônica, sensor de rotação e/ou hall, alcançam o limite da regulagem especificada, geralmente regula-se em 9º, 12º ou 15º de avanço. Tem resposta mais imediata e com maior precisão existindo modelos de acordo com a curva de avanço dos diversos tipos de injeção.
- Universais: conectam-se ao sensor de pressão absoluta (MAP) ou ao sensor de fluxo de ar (MAF), geralmente alcançam no máximo mais de 7º a 8º de avanço, tem resposta mais demorada, pois ele simula que houve aceleração ou que tenha subido a uma altitude maior e consequentemente a injeção altere para mais o ponto de ignição. No caso de cidades há mais de 300m de altitude em relação ao nível do mar não trará quase efeito nenhum.
Carburador
- Os que possuem sistema de ignição já eletrônicas podem ser ligados na bobina, geralmente regula-se em 9º, 12º, 15º ou 18º de avanço.
Ponto de Ignição
- Gasolina.: ~ 9º
- Álcool....: ~ 12º
- GNV......: +/- 18º a 21º
Utilizar o variador tem:
VANTAGENS
Trabalhando no porto certo o motor não aquece desnecessariamente, ganha em desempenho, melhora o consumo, aumenta a durabilidade do motor, evitando desgaste prematuro de cabeçote e diminui os custos com manutenção.
DESVANTAGENS
O variador específico para o tipo de motor é um custo adicional. Se não for o variador específico, tipo MAP/MAF, perde quase todo efeito em altitudes fora do nível do mar.
Não utilizar o variador tem:
VANTAGENS
É menos um item de custo na instalação.
E é menos um item que pode apresentar defeito.
DESVANTAGENS
Não obtenção do desempenho mais adequado, aquecimento do motor a mais do que o necessário e com isso um desgaste prematuro de cabeçote principalmente.
Consulte a loja e veja os variadores mais utilizados e veja a variedade de valores e opções. para saber qual o adequado para seu veículo consulte a Tabela de Aplicações da Tury por Variador ou por marca e modelo de veículo.