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TRÓIA - GNV - Blog de Perguntas

Qual kit p/meu carro?

Escrito por Gilson Maia

Gás Natural VeicularA dúvida deve surgir até mesmo antes de comprar o carro, pois há detalhes técnicos em alguns carros que dificultam ou encarecem. Mesmo o assunto tendo centenas de combinações possíveis tentaremos resumi-las aqui. E em outros artigos detalhamos mais alguns pontos.

E ainda tem a questão da garantia que será outro artigo.

Seguiremos um roteiro de decisão simplificado:

  1. Devo instalar?
  • SIM - Se gasta mais de 200 litros de combustível/mês.
  • SIM - Se roda mais de 1.000Km/mês.
  • SIM - Se pretende ficar com o veículo 2 anos ou mais.
  • SIM - Se o desconto no IPVA for maior ou aproximado ao valor do kit.
  • NÃO - Se o veículo não estiver em boas condições.
  • NÃO - Se roda menos de 500Km/mês
  • NÃO - Se pretende trocar de veículo em menos de 1 ano, a não ser que rode mais de 3.000Km/mes
  • NÃO - Se tiver injeção direta por enquanto, pois não tem no Brasil ainda.
  • Qual o carro? Você necessitará destas informação para decidir.
    • Informações do Carro como marca, motor, ano, combustível (FLEX), ...
    • Tem coletor de plástico?
      • A melhor solução é 5ª geração
    • Qual o kit recomendado geralmente?
      • A maioria dos carros de 2011 em diante sugere-se a 5ª geração.
    • Injeção Direta e/ou 6ª geração?
      • Veículos com Injeção Direta já tem disponível o kit da Landi Renzo que mantém 25% aproximadamente do líquido junto com o GNV. Mas não é instalado igual a maioria que nem sabe o que está colocando nos carros sofisticados tecnologicamente. Por enquanto a maioria dos carros de 4 cilindros já se tem conhecimento técnico para instalar.
    • Existem recomendações contra?
      • A 4ª geração tem um valor muito próximo da 5ª e ainda tem a falta de mão-de-obra no mercado para manutenção e regulagem pelo computador.
      • Por enquanto os veículos de 6 e 8 cilindros ainda não foram parametrizados para Injeção Direta.
      • Se o veículo roda menos de 600Km por mês, consideramos que o investimento é alto para o retorno.
  • Quais as opções?
    • Quando há restrições, o kit de 5ª geração é solução para todos os veículos a Gasolina, Etanol ou Flex
      • Exceto os novos com Injeção Direta (Ex. Ford Focus) que será 6ª geração
    • Se tem coletor de plástico recomenda-se no mínimo o de 4ª geração
    • Veículos carburados a melhor solução é furando o carburador para a entrada do GNV
  • Qual o tamanho do Cilindro?
    • Em metros cúbicos ou litros?
      • O mercado oferece em m3, mas o correto é comparar em litros, pois por exemplo 16 m3 variam conforme a temperatura e a pressão no momento do abastecimento.
    • Quantos, qual tamanho e onde?
      • Um cilindro de 30 litros, 40 litros, 60 litros, 70 litros ou 2 de 30 litros,
        O local mais comum é na mala ou embaixo nos veículos que espaço para os de 30 ou 40 litros, mas não podem ficar mais baixo que as outras peças.
    • Novo ou Requalificado?
      • Os novos tem garantia de fábrica e de origem, já os ditos "requalificados" podem ser cilindros condenados, roubados, e sem garantia que estão dentro das normas de qualidade e segurança.

    Os veículos mais novos 0Km ou com tecnologia mais avançada do sistema de injeção e coletores de plástico induzem a única solução técnica viável atualmente, o kit de 5ª geração.

    Veículos com injeção direta como a nova linha Ford desde 2014, exceto o Ka, necessitam instalar o kit de 5ª para injeção direta. Com bicos da 5ª geração em separado, mas mantendo o controle sobre o combustível líquido que não poderá desligar totalmente, mas sim reduzir em 75% aproximadamente do líquido.

    Pois no Brasil ainda não tem o kit de 6ª geração, que deverá ser 1 para cada carro, pois os bicos originais do carro teriam que ser os mesmos para o GNV. Ou seja ambos combustíveis entrariam nos mesmos bicos. 

    Procure seu carro na nossa Nova Tabela de Aplicações, pois possui algumas atualizações em relação à tabela de aplicações da TURY. Seu veículo constando nestas, quer dizer que você pode instalar kit de 3ª ou 4ª geração seguindo os critérios acima e instalando os componentes que a tabela recomenda. Caso não encontre e o veículo seja mais novo que 2009 sugerimos o kit de 5ª geração ou 5ª Geração Injeção Direta, nos veículos com este tipo de injeção. Veja novas informações na página seguinte.

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